Pesquisar Histórias:

A Elphaba...

Adoradora de literatura em geral.
Viciada em literatura fantástica e romântica.
Fascinada por outros mundos e uma eterna sonhadora, assim eu sou.

Aviso:
Este Blogue e todos os textos escritos podem conter Spoilers!

Contacto:

Blog Archive

Com tecnologia do Blogger.

O Que Escrevo...

Seguidores

Próximas Opiniões...

Acasos Felizes
Um Mar de Rosas
Euro Pesadelo: Quem Comeu a Classe Média?
Pivot Point
Kafka Para Sobrecarregados
Amores contados
Maligna
A Revolta
A Marca das Runas
Un mundo feliz
Filha da Magia
Frankenstein
As Cinquenta Sombras Livre

Blogues Com Histórias...

domingo, 18 de julho de 2010
Sinopse:
“Bem-vindos a Efémera, onde a terra se altera em resposta aos mais profundos desejos e medos dos seus habitantes.”
“Há muito tempo, Efémera foi dividida em inúmeras paisagens mágicas ligadas somente por pontes. Pontes
que podem levar quem as atravessa para onde realmente pertencem e não ao local onde pretende chegar.
Uma a uma, as paisagens de Efémera estão a cair na sombra.
O Devorador do Mundo esta a espalhar a sua influencia, manchando as almas das pessoas com duvida e medo, alimentando-se das suas emoções mais negras. A cada vitória o Devorador aproxima-se da conquista final.
Apenas Glorianna Belladonna possui a habilidade de frustrar os planos do Devorador. Mas os seus poderes foram mal interpretados e incompreendidos. Determinada a proteger as terras sob o seu domínio, Glorianna defrontara o Devorador sozinha se assim estiver no seu destino.”


Belladonna o segundo volume do mundo de Efémera, foi uma leitura muito morosa. Sei que houveram factores externos que contribuíram bastante para a demora, mas a verdade é que também não consegui um elo de ligação com esta história, como é normal mim.

A escrita, ao estilo de Anne Bishop, apresenta-se rica e apelativa como sempre, sendo a forma como trama se desenvolve o único ponto negativo que consegui encontrar. Houve momentos em que até me forcei a ler, a envolver, mas deparava-me sempre com demasiadas definições relativas a temas sobre os quais já tinha reflectido durante a narrativa presente e no primeiro volume de Efémera, Sebastian.

Os culpados de tanta descrição são O Mágico (Michael) e a Paisagista (Caitlin Marie), que não sabendo o papel importante que desempenham em Efémera, descobrem um novo mundo repartido por paisagens em vez de países. Guiados pelas mãos de Glorianna Belladonna, entramos numa trama repleta de elucidações, onde as novas personagens aprendem a sua importância e influencia sobre todos os que os rodeiam e a forma susceptível de como tudo o que conhecem subsiste através das suas emoções e vontades.

Estas novas personagens conheciam-se a si mesmas como humanos quase comuns, ainda que um deles fosse apelidado que causador de infortúnios e portador de boa sorte, e Caitlin Marie, de feiticeira, às bocas de pessoas banhadas de escuridão. Mas ao serem inseridos nas paisagens de Glorianna, ao apresentarem-se perante um mal denominado de Devorador do Mundo, o mundo como o reconhecem mudará para sempre assim como as suas vidas.

Em suma o mundo de Efémera é fascinante e surpreendente, as batalhas entre luz e escuridão dão uma ênfase muito bem concedida a trama, mas que aos meus olhos se tornou demasiado descritiva, para forçar a introdução das novas personagens, uma vez que neste volume eu já me sentia completamente adaptada a Efémera. Existe ainda o facto de faltar muita sensualidade, que é um ponto forte de Bishop a que me habitou.

Ponto alto do livro é sem dúvida as ultimas 40 páginas.


Avista-se o lançamento do próximo livro de Anne Bishop só para 2011, sem datas ainda marcadas com muita pena minha. Estava mesmo a precisar de uma lufada de ar fresco de Bishop para breve.



Título: Belladonna
Autor: Anne Bishop
Género: Dark Fantasy, Romance
Editora: Saída de Emergência.

6 comentários :

Carla disse...

Pois é eu tenho este mas não tenho o anterior, o que achas dá para ler este sem ter o anterior ou aconselhas que levante o anterior na Biblioteca?
Beijocas.

;)Boas Atmosferas;)

Elphaba disse...

Eu pessoalmente gostei mais do primeiro Carlinha.
E para compreenderes bem a história deves mesmo lê-lo, pois grande parte das personagens principais vêm do primeiro volume.

Mas se este for o único livro que tens de Anne Bishop é o pior dos que foram editados em português. Devias memo ler a Trilogia das Jóias Negras. :)

Carla disse...

Eu tenho a Trilogia das Joias Negras, muito obrigada.

Beijocas. ;)

Elphaba disse...

E gostas-te da Trilogia?

Carla disse...

Pois é Elpha eu ainda não li, sabes eu tenho imensos livros se disser que passam dos 3000 mil não é exagero nenhum mesmo, muitos deles são repetidos, deves estar a pergunatar Porquê?

Pois eu também me questionaria, o facto é devido a ter muitos amigos e muitos familiares que me oferecem livros que eu já adquiri, e porque eu adoro ler e gosto das primeiras edições, um luxo eu sei mas enfim... só me falta a estante do filme "Bela e o Monstro", para estarem todos juntos e à vista.
Por este motivo quero muito ler os ditos 50 livros e entrar nesse desafio.
Beijinhos...
P.S. Se quiseres algum livro para ler e se não te importares de que seja emprestado (pode ser que tenha repetido) diz alguma coisa.
Entretanto vou espreitando as tuas dicas.

Elphaba disse...

Obrigado =)
Sabes eu até aceitava mas sou muito possessiva com os meus livros, todos os que leio gosto de os ter. Já cheguei a oferecer livros só para não emprestar… talvez seja o meu lado egocêntrico a falar!

3000 livros? Quem me dera (risos…)
Eu quando tiver minha asa tenho de ter uma mini – biblioteca, isso nem que tenha de abdicar de escritório ou um segundo quarto, os meus livros têm de ter destaque e serem muito bem cuidados.

Redes Sociais

WOOK - www.wook.pt