Pesquisar Histórias:

A Elphaba...

Adoradora de literatura em geral.
Viciada em literatura fantástica e romântica.
Fascinada por outros mundos e uma eterna sonhadora, assim eu sou.

Aviso:
Este Blogue e todos os textos escritos podem conter Spoilers!

Contacto:

Blog Archive

Com tecnologia do Blogger.

O Que Escrevo...

Seguidores

Próximas Opiniões...

Acasos Felizes
Um Mar de Rosas
Euro Pesadelo: Quem Comeu a Classe Média?
Pivot Point
Kafka Para Sobrecarregados
Amores contados
Maligna
A Revolta
A Marca das Runas
Un mundo feliz
Filha da Magia
Frankenstein
As Cinquenta Sombras Livre

Blogues Com Histórias...

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011
Sinopse:
“Fugida do convento onde a mãe a queria obrigar a tomar o véu para assegurar a fortuna paterna, Charlotte de Fontenac refugia-se em casa da tia de Brecourt, irmã do defunto pai. A jovem perde-se na noite e surpreende um ritual aterrador numa capela abandonada…
Um desconhecido arranca-a à sua perigosa contemplação…
Tudo se passa numa época em que o vento pestilencial do caso dos venenos sopra sobre Paris e a corte de Luís XIV. Madame de Brecourt envia Charlotte para o Palais-Royal, para a corte da jovem duquesa de Orleães, Madame, a pitoresca princesa Palatina.
Um caminho singular, o dos palácios reais, abre-se diante Charlotte, mais perigoso do que se imaginaria. Um capricho da natureza fá-la parecer-se com um antigo amor de Luís XIV, o que lhe vale o ódio silencioso de madame de Maintenon, em vias de tomar o lugar de madame de Montespan. No momento de maior perigo é a rainha Maria Teresa que vem em seu socorro, mas por pouco tempo, pois morre no espaço de quatro dias…
Mortes suspeitas, missas negras, um amor que não ousa dizer o seu nome e protecções que desaparecem uma após outra.
Que vai ser de Charlotte?”

Para mim, mesmo não sendo uma aficionada do romance histórico, não foi difícil descobrir os motivos pelos quais Juliette Benzoni é considerada pela crítica a rainha do romance histórico. Foi logo nas primeiras páginas que me senti siderada pela sua personagem Charlotte e com o decorrer da narrativa, também pelo caminho por esta jovem percorrido.

No ano de 1679 conhecemos uma mademoiselle de saias levantadas numa corrida sem folgo para escapar a uma vida de clausura e fé no convento das Ursulinas. Tropeça, escorrega e cai, e quis o fado que perto de uma capela com fendas na murada permitindo-lhe a visão de um ritual medonho onde um bebé termina degolado.

A Época dos Venenos marcou Paris pela suspeita e intriga que cobriu subtilmente toda a corte, para lá da sua legítima crueldade, com um ténue cheiro a morte.
Perdas, intrigas, venenos, óbitos e muitos dos sete pecados sangram a corte de Luís XIV onde não existe rendição para o crime, nem salvação para o amor. Uma lição de história apaixonante que não deixará nenhum leitor indiferente.

Charlotte, a nossa personagem principal, é o fio condutor que nos permite respirar os ares reais e toda a sua corte de forma avassaladora. É difícil logo nas primeiras páginas não sentirmos empatia pela menina-mulher de coração velho tão necessitado de afecto, de alguém que olhe por si.

Com descrições requintadas Juliette Benzoni transporta o leitor de Palais-Royal a Madrid e das terras castelhanas a Versalhes sem que o leitor nunca se sinta perdido. É magnífico o empenho nas suas personagens, quase palpáveis, graças a todo o seu trabalho de pesquisa que nos oferece uma narrativa rica deixando quem lê a ansiar por mais

Com um final arrebatador fica a saudade de outros tempos para onde fui transportada e por Charlotte um carinho e benevolência sem fim que nos deixa imersos em ansiedade para nos voltarmos a deslumbrar.

Recomendo a todos os amantes do romance histórico mas também a todos os que não vivem sem uma boa história.

Título: Mataram a Rainha!
Autor/a: Juliette Benzoni
Género: Romance Histórico
Editora: Planeta Manuscrito

10 comentários :

Cat SaDiablo disse...

Adoro romances históricos, mas nunca li nada desta senhora. Fico sempre hesitante nao sei porquê. Quando se proporcionar, arrisco :)

Como é que não és aficionada do romance histórico. Tens de te converte :)
beijocas

Elphaba disse...

Olá Cat :D
Depois deste livro já estou convencidíssima. Aliás eu já gostava, simplesmente é um género literário que nunca se proporciona na hora da compra.

Beijinhos *

Tânia disse...

Sou uma grande fã do romance histórico - às vezes acho difícil encontrar um bom livro deste género. O meu primeiro romance histórico foi "Secretum" e adorei.

Também nunca li nada desta escritora mas pelas tuas palavras parece que o seu livrinho é muito bom. Quando tiver oportunidade vou dar uma vista de olhos.

Bjs ;)

Elphaba disse...

Eu fiquei fã com este livro do género Thannya. Espero que tenhas mesmo a oportunidade de ler este livrito :)

Beijinhos grandes e um bom fim-de-semana ;)

A minha biblioteca disse...

Pois é, mais um livro que me passou ao lado.
Estive um bom bocado de tempo a olhar para ele mas depois não o comprei.
Nunca li nada desta autora.
Talvez seja um bom livro para começar.
Gostei muito da tua opinião!

Elphaba disse...

Olá :)
Obrigada! De facto penso que se não tivesse tanta curiosidade pelo romance histórico é possível que também esta capa me tivesse passado ao lado.

Mas a verdade é que esta autora é sensacional. Sendo uma historia complexa e muito intricada, no que diz respeito à corte, Juliette Benzoni sabe conduzir o leitor que, ao invés de se sentir confuso, fica impulsionado a continuar e seguir o seu desfecho até a ultima pagina. Em que juro, fiquei a ansiar por mais!

Espero que tenha oportunidade de ler e que venhas a gostar muito :D
Beijinhos *

Ana A. disse...

Tenho a trilogia "Segredo de Estado" em bolso, mas nunca li. Ainda peguei no primeiro numa viagem ,mas acabei por não ler e foi ficando... Mas ADORO romances históricos, e tenho a certeza que vou gostar destes, tanto que comprei logo os 3 de uma só vez, só ainda não tive oportunidade de lhes pegar outra vez... Talvez no Verão... =)

By the way... gosto muito do teu blog Elphaba!

Elphaba disse...

Bem eu nunca li muitos romances históricos, mas sendo todos como este da Benzoni e sei que tenho andado a perder grandes leituras. Senti-me mesmo parte integrante da sua corte :)

Obrigada por gostares do blogue, espero que passes por cá mais vezes. :P

Beijinhos *

Jacqueline' disse...

Tenho este livro na minha mesa de cabeceira, pois deram-mo pelo meu aniversário. Como não conhecia a autora fiquei um pouco desmotivada, mas depois de ler a tua opinião, o livro já me parece muito mais interessante, principalmente porque sou uma fã do género:)

Elphaba disse...

Jacqueline' este é um livro que sem dúvida te recomendo. Muito bem escrito com a capacidade de nos fazer incorporar a época em questão :)

Obrigada pela elogio* Beijinhos

Redes Sociais

WOOK - www.wook.pt