Pesquisar Histórias:

A Elphaba...

Adoradora de literatura em geral.
Viciada em literatura fantástica e romântica.
Fascinada por outros mundos e uma eterna sonhadora, assim eu sou.

Aviso:
Este Blogue e todos os textos escritos podem conter Spoilers!

Contacto:

Blog Archive

Com tecnologia do Blogger.

O Que Escrevo...

Seguidores

Próximas Opiniões...

Acasos Felizes
Um Mar de Rosas
Euro Pesadelo: Quem Comeu a Classe Média?
Pivot Point
Kafka Para Sobrecarregados
Amores contados
Maligna
A Revolta
A Marca das Runas
Un mundo feliz
Filha da Magia
Frankenstein
As Cinquenta Sombras Livre

Blogues Com Histórias...

segunda-feira, 27 de junho de 2011
Sinopse:
“Tudo começa por acaso: Leo recebe por engano alguns e-mails de uma desconhecida chamada Emmi. Educadamente, responde-lhe e Emmi retribui.
Esta troca de e-mails desperta uma curiosidade intensa entre os dois e, quase de imediato, Emmi e Leo começam a partilhar confidências e desejos íntimos.
A tensão entre ambos aumenta, e o encontro parece iminente. Mas Emmi e Leo adiam o momento. Porque, afinal de contas, Emmi é casada e feliz.
Serão os sentimentos que nutrem um pelo outro suficientemente profundos para sobreviver a um encontro real? E, depois desse momento, o que os espera?”


Actual e divertido este é um romance com a assinatura da nova geração digital!
Com um sentido de humor forte, Quando Sopra o Vento Norte é um livro que nos oferece, através os seus personagens, uma linguagem moderna que transmite ao leitor momentos de introspecção sobre um tema tão banal, como é exemplo, os contactos virtuais que estabelecemos diariamente.
Esta é, sem qualquer dúvida, uma grande estreia nacional do autor Daniel Glattauer que promete deixar os leitores presos à sua teia digital sublimemente bem escrita e com personagens fictícias curiosas, palpáveis, proporcionando a quem lê encontrar pontos em comum.


Emmi queria desistir da assinatura da revista Like e, por várias vezes, tentou sem sucesso enviar emails com o pedido de cancelamento até que, finalmente, recebe a resposta, resposta de um tal de senhor Leike?!
Daqui para a frente o inesperado acontece. Após uma conversa mais formal em tom de ironia, Leo e Emmi trocam ideias sobre comportamentos detectáveis através da escrita, uma brincadeira que só aguça a curiosidade de ambos mas, o tempo passa e, ao aperceberem-se da profundidade que atingiram na vida um do outro, a curiosidade aumenta e os nosso protagonistas dão por si enredados emocionalmente num mundo digital privado e faltam-lhes as forças para voltar atrás e virarem “as costas” a este pequeno universo secreto que os arrebatou.


A história é simples e fácil, digo mais, esta história é o típico romance do século XXI. Quem, na sociedade actual, nunca fez uma amizade através do mundo informático que posteriormente o deixa-se tentado a ultrapassar as barreiras virtuais?
É neste o ponto comum a, quase, todos nós que o autor irá esmiuçar os seus personagens e levar-nos a descobrir duas vidas em que a “ficção” o ”imaginário” poderão ultrapassar os interesses do mundo real.

O cenário desde livro é baseado na troca de emails, pelo que, apesar de podermos, de alguma forma, imaginar o que haverá para lá das linhas escritas, ao leitor, só lhe é permitido ver a troca de palavras entre os protagonistas incentivando e permitindo a exploração de emoções e pensamentos.

No que diz respeito a Emmi e Leo é impossível não nos sentirmos familiarizados com os seus dramas, no caso de Emmi, a sua necessidade de libertação que só alcança escrevendo para Leo, sentindo-se à vontade para falar abertamente com ele sobre tudo e, agir da forma como melhor se sente, sem necessidade de se preocupar com o que podem pensar de si.
Leo, por sua vez, vê nesta desconhecida tudo o que nunca encontrou nas mulheres reais, espontaneidade e ironia, em suma, um desafio constante que o deixará amarrado á sua caixa de correio.

“Escreva-me Emmi.
Escrever é como beijar, mas sem lábios.
Escrever é beijar com a mente.”

Em tom de casualidade, é nos então dada a possibilidade de explorarmos este outro mundo ao qual pertencermos e do qual já nos tornamos dependentes. São levantadas várias questões éticas e morais a respeito das relações virtuais e a forma como agimos neste mundo e ele interfere na nossa realidade, tornando esta narrativa cativante e extremamente interessante.

Quanto à escrita de Daniel Glattauer é muito fluida e versátil, tendo em conta que toda a narrativa se desenvolve através da fluência dos diálogos é fácil o leitor ficar suspenso, domado à curiosidade de conhecer cada passo, cada sensação que é vivida pelos protagonistas. Sem momentos mortos este livro torna-se uma leitura breve que nos deixa com vontade de continuar a saber mais sobre Emmi e Leo, explorar o outro lado dos seus mundos.

A quando terminarem não se sintam tristes pelo abandono destas páginas repletas de criatividade, porque se por um lado o final do romance acabou da melhor forma possível, por outro, tudo o que ficou por contar será nos revelado na sequela de Quando Sopra o Vento Norte que a Porto Editora anuncia publicar para breve. Uma história imperdível, para todos os leitores, de todas as idades e que não deixará ninguém indiferente. Recomendo.

Título: Quando Sopr@ o Vento Norte
Autor: Daniel Glattauer
Género: Romance
Editora: Porto Editora

0 comentários :

Redes Sociais

WOOK - www.wook.pt