Pesquisar Histórias:

A Elphaba...

Adoradora de literatura em geral.
Viciada em literatura fantástica e romântica.
Fascinada por outros mundos e uma eterna sonhadora, assim eu sou.

Aviso:
Este Blogue e todos os textos escritos podem conter Spoilers!

Contacto:

Blog Archive

Com tecnologia do Blogger.

O Que Escrevo...

Seguidores

Próximas Opiniões...

Acasos Felizes
Um Mar de Rosas
Euro Pesadelo: Quem Comeu a Classe Média?
Pivot Point
Kafka Para Sobrecarregados
Amores contados
Maligna
A Revolta
A Marca das Runas
Un mundo feliz
Filha da Magia
Frankenstein
As Cinquenta Sombras Livre

Blogues Com Histórias...

domingo, 25 de março de 2012

Sinopse:
A vida de Nora Grey continua longe de ser perfeita. Sobreviver a um ataque que podia ter-lhe custado a vida não foi fácil, mas tudo se resolveu, graças ao seu anjo da guarda – uma criatura misteriosa, sedutora e bela.
Mas Patch tem sido tudo menos angelical. Está mais distante do que nunca e parece estar a passar demasiado tempo com a arqui-inimiga de Nora, Marcie Millar. E, como se isso não bastasse, Nora é assombrada por recordações do seu pai assassinado, começando a pensar que as intrigas dos anjos poderão estar relacionadas com a morte dele.
Desesperada por desvendar os estranhos acontecimentos do seu passado, Nora expõe-se ao perigo, na esperança de encontrar algumas respostas.
Mas todos sabemos que há perguntas que nunca devem ser feitas...

Ela sabe que eles estão entre nós.
Quando a escuridão tomou conta da sua vida, ele transformou-se num anjo. Agora, a impotência e o medo voltam a roubar-lhe a esperança e a sua existência, uma mentira, ameaça envolve-la novamente em trevas. 

Crescendo é a continuação de hush, hush, um romance juvenil paranormal que evidencia o lado obscuro de seres angélicos. Com muita acção e mistério, é de forma entusiástica que vivenciamos os dramas e paixões da personagem principal que se encontra a um passo de descortinar os segredos que lhe traçaram o destino colocando-a, novamente, num perigo de proporções transcendentes.
Becca Fitzpatrick foi aclamada pela crítica com o seu primeiro livro e, uma vez mais, apresenta um enredo cativante e com uma escrita bastante fácil que se molda a qualquer apreciador deste género literário, apesar da faixa etária dos seus personagens. Com um ritmo assertivo esta é uma leitura rápida que no final nos deixa ansiosos pela continuação.

Gostei bastante deste livro atendendo á saturação do mercado que está implícita no género e, é evidente que, de alguma forma as personagens contribuíram para o meu agrado. Nora, a protagonista, encontra-se num momento bastante difícil logo após as primeiras páginas. Depois de ter presenciado a morte de perto e ter perdido aquele que mais amava dedicou-se a Patch, fez dele o seu pilar, o seu escudo contra o temor e a solidão. No entanto, a estabilidade emocional está longe de ser oferecida a esta personagem que, por obra de seres superiores ao destino, se verá arrastada para um carrossel sentimental onde arriscará tudo para obter, finalmente, algumas respostas.
Patch por seu lado mantém o mistério continuando a ser um interveniente difícil de interpretar que, ao ser de certa forma afastado de Nora, acaba também por ser remetido para segundo plano neste segundo livro até quase ao final. A mim como leitora provocou-me ambiguidade de sentimentos.

Neste segundo livro gostei particularmente das personagens secundárias e em especial de Vee, a melhor amiga de Nora, que nos proporciona, constantemente, momentos hilariantes. Devido à sua proximidade com a protagonista, considerei Vee uma lufada de ar fresco que contrasta com o ambiento dramático no qual Nora está inserida. Por outro lado, em minha opinião, Marcie Millar poderia ter sido melhor aproveitada o que, atenção, não significa que a personagem não tenha cumprido o papel que lhe é destinado na perfeição, menina mimada e perfeita, inimiga da protagonista, irritante em todos os sentidos e muito maldosa, exactamente como deveria ser.
Em suma, Marcie e Vee juntas são um “mimo e tenho a certeza que a primeira, pelo menos, tem bastante potencial para que venha ter um papel de relevo no próximo livro.

Personagens à parte, as descrições momentâneas de cenários entre momentos de suspense também se encontra bem conseguida, algo raro nestes livros, o que contribui para os momentos de tensão, que não são poucos.
Em relação ao paranormal, fantástico, que se encontra presente na história através de arcanjos anjos e neflins é evidenciado de diversas formas e gostei particularmente da forma como a autora trabalhou as suas particularidades aprimorando, em particular, o subconsciente da personagem principal algo que me agradou bastante.

Pessoalmente, embora já tenha lido bastantes livros de fantasia juvenil, Crescendo conseguiu a minha admiração. Quer seja pelo ritmo de leitura, pela personagem principal, intervenientes secundários ou o seu ambiente sombrio, num todo, senti-me bastante satisfeita. O factor surpresa é mais um ponto agradável e, até ao final, mantive-me presa à leitura com espectativa que se mantém para a continuação.

Becca Fitzpatrick soube cativar-me e tenho a certeza que quem gostou do seu primeiro livro irá também sentir-se satisfeito com esta leitura. Demonstra ser uma autora inteligente na movimentação dos seus intervenientes e, apesar do lado sombrio da sua trama, consegue contrabalançar emoções com o seu humor muito próprio impondo, com acção, uma cadência acelerada que já conquistou um elevado número de admiradores.

No dia 22 deste mês, os fãs da saga hush, hush, passaram também a ter acesso ao terceiro livro, Silêncio, uma opinião que divulgarei em breve. Uma excelente aposta da Porto Editora, para acompanhar atentamente. Recomendo.

Opinião anterior:

Título: Crescendo
Autora: Becca Fitzpatrick
Género: Fantasia
Editora: Porto Editora

0 comentários :

Redes Sociais

WOOK - www.wook.pt