Pesquisar Histórias:

A Elphaba...

Adoradora de literatura em geral.
Viciada em literatura fantástica e romântica.
Fascinada por outros mundos e uma eterna sonhadora, assim eu sou.

Aviso:
Este Blogue e todos os textos escritos podem conter Spoilers!

Contacto:

Blog Archive

Com tecnologia do Blogger.

O Que Escrevo...

Seguidores

Próximas Opiniões...

Acasos Felizes
Um Mar de Rosas
Euro Pesadelo: Quem Comeu a Classe Média?
Pivot Point
Kafka Para Sobrecarregados
Amores contados
Maligna
A Revolta
A Marca das Runas
Un mundo feliz
Filha da Magia
Frankenstein
As Cinquenta Sombras Livre

Blogues Com Histórias...

sexta-feira, 13 de julho de 2012
Sinopse:
Londres, 1950
Alice leva uma existência tranquila entre o seu trabalho como criadora de perfumes, que a apaixona, e o seu grupo de amigos, todos eles artistas nas horas vagas. No entanto, na véspera de Natal, a sua vida vai sofrer um abanão. Durante um passeio a uma feira em Brighton, uma vidente prediz que irá viver uma aventura, em busca de um passado misterioso. Alice não acredita nela, mas também não consegue esquecer as suas palavras; subitamente as suas noites passam a ser povoadas de pesadelos, que lhe parecem tão reais como incompreensíveis.
O seu vizinho, o senhor Daldry, um gentleman excêntrico e celibatário empedernido, convence-a a levar a sério a predição da vidente e a encontrar as seis pessoas que a conduzirão ao seu destino.
De Londres a Istambul, Alice e o senhor Daldry partem na sua estranha viagem…

A Estranha Viagem do Senhor Daldry é um envolvente romance que nos fala da vontade de amar e do medo, avassalador, de sentir emoção. É um romance sobre duas terras díspares, distantes, repletas de cheiros, repletas de promessas que conduzem a um único destino. É um romance encantatoriamente simples sobre as reviravoltas que perfazem uma vida.

Como se de um filme a preto e branco se tratasse, mergulhamos na cinzenta Londres pós-guerra onde muitos ainda saram as feridas deixadas pela perda e as vidas, ainda jovens, renascem com pouco arriscando-se, agora, a sonhar com um futuro.
Alice é perfumista, está só embora sempre rodeada de amigos, faltando-lhe a única essência que lhe permitirá voltar a ser feliz. Mas tudo muda. Um passeio, uma brincadeira, uma vidente e a promessa de um futuro levam-na para perto de quem sempre se manteve longe e Daldry, o estranho Daldry, levá-la-á para o caminho certo, para uma viagem inebriante que mudará tudo o sempre conheceu.

Dividido em duas partes destintas, Londres e Istambul, este é um livro de busca e descoberta, é uma história repleta de possibilidades e de diferentes cenários onde o olfacto é o sentido proeminente, sempre presente e estimulante independentemente da cidade incolor ou daquela que transborda cores e sabores.
A narrativa encontra-se coberta por um véu tão opaco quanto transparente que aguça a curiosidade crescente de saber mais sobre personagens tão reveladoras quando misteriosas que, finalmente, se permitem olhar o mundo e descobrir o significado de se estar vivo.
Com um final absolutamente arrebatador e surpreendente, esta é uma história que prima pela emoção que transmite, pelos sentimentos discrepantes que vão fluindo para o leitor que, cadenciadamente, descobre o passado, teme o presente e ansiará, tal como os protagonistas, no final, pelo futuro.

Marc Levy é um contador de histórias exímio. Tem uma prosa magnífica que embala e encanta seduzindo quem lê para as estranhas vidas que retracta, irreais e, ainda assim, assustadoramente próximas na arte de sentir.
As suas descrições são belíssimas, tendo o autor o dom de dar a ver os seus cenários, tornando o banal cativante, ao mesmo tempo que nos enriquece com pormenores marcantes de época, relembrando levemente o que não deve ser esquecido, e mergulhando-nos em curiosidades atractivas.
É sem dúvida um autor muito emotivo com a capacidade de nos transportar para o lado imaginário da nossa mente, mas que mantém forte o laço que nos liga à realidade pelas sensações que toda a sua narrativa transmite. Maravilhoso.

Eu gosto, particularmente, da escrita deste autor. Da forma profunda como me sinto envolvida nas emoções dos seus intervenientes e que, de uma forma ou de outra, acabam sempre por revelar uma forte lição de vida com um desenlace imprevisível.
Na vida, julgo eu, sentimos muita vezes medo e o medo é o maior inibidor que conheço de viver e atenção, digo viver a partir das pequenas coisas, das coisas que julgamos mais simples mas que, quando chega a nossa hora, nos fazem retrair e repensar ideais. Marc Levy é assim.
Ele cria uma trama intensa, transforma-a em algo curioso, confere-lhe uma beleza singular e depois expõe o medo da emoção em contrariedade com a vontade de sentir, algo tão ilusório, tão irreflectido, que só nos apercebemos da sua verdade no final.
Esta é uma história genuinamente bonita e rica em sensações, sendo esse o ponto forte na minha perspectiva. Penso que é ideal para todos aqueles que gostam de romances intensos, emocionais e preenchidos de reviravoltas que surpreenderão até ao último instante.

Do Mesmo Autor
Esta é uma maravilhosa aposta Contraponto que conta já com vários livros publicados do mesmo autor, dos quais eu destaco O Ladrão de Sombras. Uma história imprevisível sobre a vida que sugiro a quem gosta de ler retractos de vida e de amor.

O Ladrão de Sombras (Opinião)


Título: A Estranha Viagem do Senhor Daldry
Autor: Marc Levy
Género: Romance
Editora: Contraponto

0 comentários :

Redes Sociais

WOOK - www.wook.pt