Pesquisar Histórias:

A Elphaba...

Adoradora de literatura em geral.
Viciada em literatura fantástica e romântica.
Fascinada por outros mundos e uma eterna sonhadora, assim eu sou.

Aviso:
Este Blogue e todos os textos escritos podem conter Spoilers!

Contacto:

Blog Archive

Com tecnologia do Blogger.

O Que Escrevo...

Seguidores

Próximas Opiniões...

Acasos Felizes
Um Mar de Rosas
Euro Pesadelo: Quem Comeu a Classe Média?
Pivot Point
Kafka Para Sobrecarregados
Amores contados
Maligna
A Revolta
A Marca das Runas
Un mundo feliz
Filha da Magia
Frankenstein
As Cinquenta Sombras Livre

Blogues Com Histórias...

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Sinopse:
Se acham que sabem o que é estar morta… se acham que é só uma eternidade de música de harpa e de nuvens que servem de sofás… bem, pensem melhor.
Já ouviram dizer que a vida continua?
Pois continua mesmo.
Muito para lá do ponto em que toda a gente pensa que ela parou. Acreditem no que vos digo: estou morta há mais de um ano, e desde o momento em que atravessei a ponte para o outro lado… bem, foi nessa altura que as coisas começaram a tornar-se realmente interessantes.

É reconfortante saber que quando tudo termina não é o fim aquilo nos espera mas sim um novo começo, o começo de algo superior, onde a aprendizagem continua e a morte, para quem a experiência na primeira pessoa, nada mais é do que um início que se prevê melhor.
Ou pelo menos assim espera a pequena e doce Riley que, por enquanto, goza apenas de de um breve descanso na sua aborrecida nova vida como Apanhadora de Almas perdidas para um caminho de luz.

Com personagens inocentes mas repletas de conhecimento, Luz Breve trás de volta o encantado lugar Aqui & Agora que conhecemos em Claridade.
A sua protagonista, um espírito audaz e inteligente, longe de se conformar com o fim abrupto do seu crescimento, regressa melhor do que nunca e disposta a marcar de uma vez por todas a sua posição e valor junto de Bodhi e na companhia de Botão de Ouro que, pelo menos, é mais fácil de satisfazer do que o seu estranho acompanhante e o Conselho que a forçou a esta nova vida.
Agora que Riley conhece o seu destino pós-morte, e que a teoria de saltitar de nuvem em nuvem foi pelo céu abaixo, nada parece tão simples como se faria antever. Afinal, nem todos os espíritos são bons e mostrar a ponte para o Aqui & Agora aos que resolveram dar a sua existência, ou algo parecido, à dor e escuridão aparenta ser uma tarefa digna dos deuses mas claro, isto não será nada que Riley e a sua imortal teimosia não consigam contornar.

Este é o típico livro infanto-juvenil que consegue chegar a todos os leitores pelas mensagens que transporta carregadas de inocência e perspicácia para educar os mais novos e relembrar a graúdos que as boas acções e pequenos gestos não se devem perder com o conhecimento.
As suas personagens são enternecedoras, a começar pela protagonista cheia de vida e extremamente bem caracterizada com os defeitos e qualidades que qualquer meninice acarreta. Dos vilões aos verdadeiros anjos, como Botão de Ouro, todos têm algo a aprender e fica latente o desejo da autora em passar a palavra de que o bem prevalece desde que estejamos predispostos a escutar o próximo.

Uma história simples, ligeiramente meditativa pelos significados retidos nas entrelinhas, mas que tocará os corações de leitores em idade diversas de forma divertida e com uma perspectiva muito agradável da morte

Alyson Noël tem uma escrita muito fluida, que não sendo complexa é cuidada, permitindo uma leitura voraz que deixa um sorriso no rosto quando terminada a sua obra.
As suas descrições são, nesta série, um dos seus pontos fortes e o Aqui & Agora é um local muito fértil à imaginação dos leitores apreciadores de fantasia. A noção de que poderá haver um espaço de possibilidades infinitas é maravilhosa e dá à eternidade um gostinho muito especial. Também as suas personagens estão bem caracterizadas no seu estado pueril e, creio, que será automática a empatia criada com Riley.
Embora este livro seja breve, nada é deixado ao acaso e todos os pormenores contribuem para que no final fique uma imensa vontade de continuar a percorrer o destino desta personagem singular, bela e dotada de uma vontade imensa em se tornar alguém melhor. Todos deveríamos pensar assim.

Quanto a mim gosto. Gosto de acreditar no Aqui & Agora. Gosto de imaginar o seu conceito e de idealizar que existe um lugar assim onde continuamos a aprender e a crescer interiormente.
Gosto muito de Riley e gosto daquilo em que se tornou com o seu crescimento durante o desenvolvimento desta história.
E gosto, indiscutivelmente, da imaginação e originalidade desta autora. Ela consegue criar um mundo mágico e ao mesmo tempo promover que a concepção fantasiosa perdure para lá das palavras na mente de cada leitor e isso é raro. Mais do que dar a ver, Alyson Noël estimula a imaginação, algo que a marca pela diferença dentro deste género literário.

Esta história é uma deliciosa publicação ASA, pertencente à colecção 1001 Mundos, uma colecção criada para transportar os leitores para novas realidades, Luz Breve precede Claridade, volume que deu início a esta série direccionada para um público mais jovem e que eu sugiro a quem procura uma fonte entretenimento leve capaz de trazer algo de novo à típicas leituras juvenis. 




Claridade (Opinião)


Título: Luz Breve
Autora: Alyson Noël
Género: Fantasia
Editora: ASA - Colecção 1001 Mundos

1 comentários :

Anónimo disse...

Tenho curiosidade em ler estes livrinhos sobre a Riley, gostei muito dela na saga d'os imortais :)

bjs*

Redes Sociais

WOOK - www.wook.pt