Pesquisar Histórias:

A Elphaba...

Adoradora de literatura em geral.
Viciada em literatura fantástica e romântica.
Fascinada por outros mundos e uma eterna sonhadora, assim eu sou.

Aviso:
Este Blogue e todos os textos escritos podem conter Spoilers!

Contacto:

Blog Archive

Com tecnologia do Blogger.

O Que Escrevo...

Seguidores

Próximas Opiniões...

Acasos Felizes
Um Mar de Rosas
Euro Pesadelo: Quem Comeu a Classe Média?
Pivot Point
Kafka Para Sobrecarregados
Amores contados
Maligna
A Revolta
A Marca das Runas
Un mundo feliz
Filha da Magia
Frankenstein
As Cinquenta Sombras Livre

Blogues Com Histórias...

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Sinopse:
E se umas férias mudassem a sua vida?
Emma, Louise e Sophie são irmãs. Talentosas, artísticas e criativas, têm muito em comum, especialmente no que diz respeito a homens. Quando Emma recebe do seu falecido marido pelo correio dois bilhetes para Cuba, fica mais do que surpreendida. Decide levar Sophie, sem perceber que o marido sempre tivera a intenção de a levar com ele. Enquanto as irmãs aproveitam o sol das Caraíbas, Louise reencontra Jack Duggan, o amor do seu passado, o que vai abalar o seu casamento com Donal. Enquanto isso, em Cuba, Emma conhece um sósia de Che Guevara, Felipe, e Sophie conhece Greg, um negociante de arte canadiano. Num cenário paradisíaco de amenas noites tropicais, música cubana e cocktails de rum, as irmãs não fazem ideia de onde um beijo em Havana as vai levar...

Dentro dos mais variados género literários capazes de nos transportar para novas realidades, o romance é, possivelmente, aquele que mais facilmente carrega juntamente com a nossa imaginação uma parte do nosso coração e Um Beijo em Havana cumpre claramente o seu papel no que se trata de realizar este tipo de magia entre páginas.
Dos cenários paradisíacos aos dramas familiares, passando pela complexidade de novas e velhas paixões que dão ênfase às relações, esta é a narrativa perfeita que deixará plena de satisfação a habitual leitora de histórias do coração que não conseguirá ficar indiferente à forma de amar de três irmãs singulares.

As suas protagonistas, Emma, Louise e Sophie, não poderiam ser mais diferentes entre si em relação ao rumo que tomou conta das suas vidas nos últimos meses mas, no que respeita a homens, são as suas parecenças que mais problemas lhes apresentam e que, com o passar do tempo, prometem romper os laços que sempre lhes garantiram uma controlada união.
Emma, uma escritora com um bloqueio criativo, encontrava-se ainda fazer luto pela morte súbita, e estranha, do marido quando recebe os bilhetes em nome deste para uma viagem a Cuba, o que lhe parece a oportunidade perfeita para seguir em frente. Louise, mãe e mulher a tempo inteiro, sente que o seu casamento está por um fio e, com o aparecimento de uma antiga paixão, o divórcio é cada vez mais a melhor opção para terminar com a monotonia e entorpecimento que parece dominar a sua vida. E Sophie, a mais nova das três, solteira e bem-sucedida, vê o seu estado emocional desmoronar de vez quando é convidada para ir a Cuba com a sua irmã mais velha, viagem que, convenhamos, desejava muito fazer mas não com Emma a viúva do seu grande amor.  
Entre Dublin e Havana o futuro destas três mulheres parece estar prestes a rescrever-se e, entre desejos e segredos, paira no ar a promessa de que nada será como antes quando for exposta a verdade que, entre elas, tem permanecido escondida para bem dos seus sentimentos.

Para lá do enredo que domina as personagens da narrativa, tenho de confessar-vos que me apaixonei por Cuba através das palavras Michelle Jackson. A forma como a autora descreve a sociedade e a beleza deste local, tão diferente da cultura ocidental, é de tal forma envolvente que semeia no leitor o desejo imenso de ver por si todos os pormenores deste contraditório paraíso na terra, fazendo do cenário um dos pontos fortes da sua história.
No que respeita às questões afectivas também aqui se verifica esmero por parte da autora que expõe com notável veracidade a falibilidade do ser humano quando ao descontrolo das suas emoções. É fácil durante o folhear sentir o sangue das personagens ferver perante a perspectiva de paixão enquanto as suas consciências, mais ou menos honradas, se questionam com o preço das suas opções para com aqueles que as rodeiam, para com a família. É incrível o quanto duas pessoas criadas da mesma forma dão origem a seres humanos tão diferentes.

A cor, o sabor e o som deste livro provocarão sorrisos e tomarão conta de todos os que se permitirem ao longo desta história, com ritmos cubanos, ver serem desenterrados os segredos numa Dublin actual que serve apenas evidenciar os contrastes de vidas diversas e os seus dramas familiares profundos e credíveis, estes sim, iguais, em qualquer recanto do mundo.

Michelle Jackson tem uma escrita leve e descontraída ao mesmo tempo procura dar a ver os seus cenários e envolver cadenciadamente o leitor em questões mais frágeis.
As suas descrições são perfeitas no que respeita ao ambiente em que envolve os intervenientes mas é nas relações, entre pares, que se verifica o núcleo central do enredo, havendo o cuidado de desenvolver as dúvidas que provêm do casamento, explorando o adultério e o verdadeiro amor.
Será automática a empatia e repulsa criada com as diversas personagens cuidadas que rapidamente tornarão esta leitura viciante para os apreciadores deste género literário.

Eu adorei este livro pois a verdade é que, como bem sabem, leio imensos romances e quando um me consegue abstrair como Um Beijo em Havana o fez não consigo deixa de o recomendar.
Seja por tudo o que gira em torno da viagem a Cuba ou mesmo pelos próprios dilemas de Emma, Louise e Sophie, sinto-me realmente satisfeita pelas aprendizagens passadas através desta história que me deixou uma vontade imensa de conhecer este país regado a rum tão diferente do nosso, culturalmente, mas repleto de pequenas tesouros que são negados aos seus habitantes.
Um livro que, na minha opinião, agradará àqueles que gostam das paisagens de Elizabeth Adler mas que se perdem em histórias de vida como as que são descritas por Melissa Hill ou Cathy Kelly, autoras publicadas pela mesma editora.

Esta é mais uma grande aposta Quinta Essência que continua a publicar o que de melhor se produz dentro do romance com a certeza de chegar a todas as leitoras adeptas deste género literário. Sugiro, portanto, este livro a todos os que pretendem viajar através da imaginação e explorar os desígnios do amor.

Título: Um Beijo em Havana
Autora: Michelle Jackson
Género: Romance
Editora: Quinta Essência

2 comentários :

Carol disse...

este livro centra-se mais no drama familiar ou no romance?

Elphaba disse...

Olá Carol,
Neste caso o drama familiar esta directamente relacionado com o romance. Eu gostei muito, o cenário, Cuba, dá uma vida muito própria ao enredo.

Boas leituras & Continuação de bom fim-de-semana.

Redes Sociais

WOOK - www.wook.pt