Pesquisar Histórias:

A Elphaba...

Adoradora de literatura em geral.
Viciada em literatura fantástica e romântica.
Fascinada por outros mundos e uma eterna sonhadora, assim eu sou.

Aviso:
Este Blogue e todos os textos escritos podem conter Spoilers!

Contacto:

Blog Archive

Com tecnologia do Blogger.

O Que Escrevo...

Seguidores

Próximas Opiniões...

Acasos Felizes
Um Mar de Rosas
Euro Pesadelo: Quem Comeu a Classe Média?
Pivot Point
Kafka Para Sobrecarregados
Amores contados
Maligna
A Revolta
A Marca das Runas
Un mundo feliz
Filha da Magia
Frankenstein
As Cinquenta Sombras Livre

Blogues Com Histórias...

domingo, 7 de outubro de 2012

Sinopse:
1989
Os recém-casados Danny e Harriet chegam à sua paradisíaca lua de mel nas Caraíbas. Dias depois, Harriet regressa a casa. Danny fica destroçado, mas encontra consolo nos braços de duas mulheres. Nove meses depois, nascem três meninas... 
2010
Megan deixa o seu namorado de infância para trás no Reino Unido e vai em busca do pai há muito perdido. A quilómetros de casa, encontra a tentação em cada esquina.
Esmé, uma beldade mexicana, casou com Miguel aos quinze anos. Ao desvendar os segredos do seu passado, poderá libertar-se dos grilhões do casamento forçado?
Claudia levou uma vida de privilégio, mas nunca soube realmente o que era ser amada. Poderá David ser a resposta?
Um verão inebriante.
Três grandes segredos.


Nunca um Verão reservou tantos segredos para o futuro como aquele em que Danny perdeu a sua recente esposa e nunca a paixão breve de um único homem trouxe tantos frutos como os dias de interlúdio em que Danny se desencontrou de si próprio…
Abordando diferentes perspectivas sociais, descortinando de vários ângulos dilemas emocionais e sustentando o seu enredo em alguns mistérios, enquanto se percorre belas paisagens mexicanas, esta narrativa é ideal para quem procura uma boa fonte de entretenimento romântica e capaz de levar o leitor a viajar sem sair de casa.

São parcos os dias, no passado, que dão início a esta história que através um salto no tempo se torna complexa e diversificada pelos passos das três personagens principais Megan, Esmé e Claudia. Estas três mulheres, que se desconhecem, têm em comum a ausência de uma figura paterna, um laço de sangue e um vazio que não conseguem colmatar, mas serão as suas diferenças que conquistarão que lê, não só pelas diferentes visões do presente que temos oportunidade de observar, como pelas suas reacções ao desconhecido que vão sendo exploradas com o folhear.

Das classes humildes às mais privilegiadas, passando pela rebelião até à mais evidente amostra de submissão, a vantagem de termos três protagonistas na narrativa é a quantidade de questões presentes que primam, neste caso em particular, por um ligeiro valor étnico, um forte cariz social e problemáticas actuais com os quais o leitor se sentirá familiarizado.
Megan é uma jovem rebelde inglesa de classe média, com problemas familiares e uma grande dificuldade em encontrar um rumo para o seu futuro, Esmé, por seu lado, devido ao conservadorismo mexicano, viu o seu destino traçado desde muito cedo tendo sido praticamente obrigada a casar ainda menina sentindo agora que nada mudará no seu estagnado futuro a não ser que se rebele contra o que todos esperam de si e Claudia, de certa forma mais privilegiada, sempre teve tudo o que a estabilidade financeira consegue alcançar mas a ausência de afecto parental é algo que não consegue superar. Perdidas em locais opostos, no mesmo momento das suas vidas, estas protagonistas darão início a uma demanda interessante que só poderá terminar onde toda a história começou para júbilo de qualquer leitor.

Com vários momentos apelativos de alguma tensão, é o segredo e respectivos desenvolvimentos destas três personagens o principal impulsionador da leitura mas, para mim, como apologista de pormenores, não faltam abordagens interessantes às mais variadas temáticas como são disso exemplo o tráfico de mulheres, o contrabando ou a prostituição, bem como a dificuldade versos deslumbramento que tomam conta da vida de alguém como opta por emigrar para um novo continente. Ainda sim, tratando-se de um romance, as emoções são o momento alto desta leitura e estas encontram-se expressas com esmero e de forma bastante diversificada ao longo de toda a leitura não faltando, claro está, alguma paixão e uma boa dose de desilusão até ao desenlace final.

Esta é, portanto, uma boa escolha para quem pretende encontrar uma boa dose entretenimento, versátil, com alusão a temas reais que se encontram descritos de forma breve e descontraída dando primazia ao amor, a principal fonte de mágoas e felicidade. 

Alison Lucy tem uma escrita muito simples e pouco descritiva sem que deixe de ser cuidada ou dar a ver o ambiente e emoções que dominam as suas personagens.
Gostei particularmente do esmero com que, entre a ficção, a autora expos com brevidade temas mais susceptíveis e pesados que, embora não passem indiferentes, em nada nos desviam dos elementos principais da história.
Fica, no entanto, a sensação de que se poderiam ter aprofundado um pouco mais algumas personagens secundárias e que, a determinada altura, apenas as respostas principais foram dignas de atenção ficando os restantes intervenientes sem aparente final.

Pessoalmente gostei do livro em geral e considero que o objectivo principal foi atingido pois consegui envolver-me com os dilemas das protagonistas e fui surpreendida pelo final atribuído aqueles que mereceram maior atenção.
Algo que também me agradou foram as singularidades da histórias que mantiveram constante a minha motivação para com a leitura mesmo quando a empatia com algumas personagens falhou.

Esta é mais uma aposta Quinta Essência que continua a diversificar na literatura romântica sem se esquecer dos factos que realmente importam através de histórias de vida que, embora ficcionais, se encontram muito perto da nossa realidade.

Título: O Verão dos Segredos
Autora: Alison Lucy
Género: Romance

3 comentários :

Unknown disse...

Fico contente por teres lido o livro e gostado, mas tenho a dizer que estas capas maravilhosas deveriam estar com "exibição proibida" a partir de 30 de Setembro :D
Depois ademiram-se que fique deprimida :P

Anónimo disse...

Olá, deixei-te um selo no meu blog :)

Elphaba disse...

Liliana a capa é muito linda mesmo. Um mimo para o olhar de qualquer leitor... Mas pensa na nostalgia do Verão como algo bom, algo para recordar :)

Obrigado Alyra.

Boas leituras & Beijinhos para ambas :)

Redes Sociais

WOOK - www.wook.pt