Pesquisar Histórias:

A Elphaba...

Adoradora de literatura em geral.
Viciada em literatura fantástica e romântica.
Fascinada por outros mundos e uma eterna sonhadora, assim eu sou.

Aviso:
Este Blogue e todos os textos escritos podem conter Spoilers!

Contacto:

Blog Archive

Com tecnologia do Blogger.

O Que Escrevo...

Seguidores

Próximas Opiniões...

Acasos Felizes
Um Mar de Rosas
Euro Pesadelo: Quem Comeu a Classe Média?
Pivot Point
Kafka Para Sobrecarregados
Amores contados
Maligna
A Revolta
A Marca das Runas
Un mundo feliz
Filha da Magia
Frankenstein
As Cinquenta Sombras Livre

Blogues Com Histórias...

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Sinopse:
Retirados dos seus pais à nascença, os seis estavam presos num laboratório secreto, onde foram alterados geneticamente para se tornarem 98% humanos e 2% pássaros. Agora eles conseguem voar e escaparam da sua prisão. Mas desconhecem as razões para tudo o que lhes foi feito, e não sabem quanto tempo de vida lhes resta. No seu encalce estão os Erasers, seres diabólicos criados no mesmo laboratório, que apanham Angel, a miúda mais nova e especial do grupo de Max.
Conseguirá Max resgatar Angel e descobrir a verdade sobre si e os seus amigos?

Com um conceito diferente, uma premissa interessante e um ritmo de leitura veloz, Maximum Ride - O Resgate de Angel é o típico livro de aventura e ficção que fará as delícias de jovens adultos que se iniciam no género da ficção científica e gostaram de autores como, por exemplo, Scott Westerfeld.

Como acontece com muitas outras histórias, esta narrativa começa simples, repleta de pontas soltas e vai-se adensando com o folhear deixando, no final, a vontade de ler mais e saber tudo o que ainda está para vir através desta criação com imenso potencial de James Patterson.
Max, a figura de destaque entre seis protagonistas geneticamente alterados que nos são apresentados, vê a sua parca estabilidade ruir quando Angel, a mais nova do grupo, é raptada e levada para o laboratório de onde a sua disfuncional família conseguiu, milagrosamente, fugir poucos anos antes. Com os pesadelos vividos neste local esterilizado bem presentes na memória, a única opção possível é reaver a inocente Angel ou morrer a tentar e Max, como chefe deste grupo peculiar, dá início a uma jornada destinada ao fracasso em que arriscará a vida de todos os que ama, vidas que só se completam quando os seis voltarem a estar reunidos no ar.

Com diversificados pontos de interesse para o público em geral mas também para o seu público-alvo – como uma ligeira introdução ao bullying –, neste livro um, de oito que compõem a série Maximum Ride, é dada particular atenção a todas as questões que se desenvolvem em laboratórios, um tema que eu considero particularmente susceptível. Os maus-tratos e a perspectiva de desumanidade que envolve muitas destas experiências, sem a certeza de sucesso e um mínimo de dignidade para as cobaias, ficam latentes e são dinamizadas perante ensaios realizados entre humanos e animais.  

No que respeita ao maravilhoso, jovens com capacidades extraordinárias, em particular a capacidade de voar e a sensação de liberdade por este feito transmitida, são sempre motivo de fascínio para a imaginação fértil e, tenho de citar, no que respeita a esta questão denota-se um esmero irrepreensível. É credível e, acima de tudo interessante, ver como o autor adaptou, a partir de espécies de aves reiais, os hábitos e os instintos de sobrevivência das suas personagens fortes, rápidas e resistentes.

O ponto franco, sem o ser, são os intervenientes que ficamos a conhecer apenas superficialmente mas, tratando-se de uma série, fica no ar a sensação de que o melhor ainda está para vir e que mais adiante haverá a oportunidade de conhecer cada uma destas crianças, adultas à força, e com passados que prometem a continuidade de uma aventura que, para já, proporciona dois novos enigmas por cada resposta alcançada.

Em suma, este é um livro que proporciona boas horas de entretenimento na companhia de Max, Iggy, Nudge, Gazzy e, os meus favoritos, Angel e Fang. Todos diferentes, todos extraordinários e com uma ingenuidade infantil versus força de vontade que deixará quem lê preso aos dramas e aventuras do seu singular crescimento.

James Patterson tem uma linguagem simples e fluida o que, aliado aos capítulos curtos e à acção constante, proporciona uma leitura voraz.
O facto de o autor, através da sua protagonista, falar directamente ao leitor pode proporcionar um acréscimo de empatia e é, sem dúvida, um atractivo para o público juvenil.
As descrições são breves, sendo que muito pouco do ambiente vivenciado é desenvolvido, e é dado especial destaque à acção e à tensão permanente que acompanha o grupo de intervenientes.

Pessoalmente não foi uma leitura excepcional mas gostei e faço parte do grupo de leitores que quer muito saber o que se seguirá.
Devem ter reparado que não desenvolvi muito a opinião mas a verdade é que os pormenores mais interessantes estão ligados a acontecimentos chave e, como já sabem, eu não gosto muito de spoilers.

Uma aposta assertiva Topsellerpara miúdos e graúdos, que certamente ainda dará muito que falar e que eu sugiro em quem quiser entrar numa aventura repleta de acção e que promete muitas horas de entretenimento.

Título: Maximum Ride - O Resgate de Angel
Autor:  James Patterson
Género: Ficção, Juvenil
Editora: Topseller – Grupo Editorial 20|20

2 comentários :

Unknown disse...

Tenho-o ainda por ler, achei a sinopse interessante e o book trailer :) vamos ver como corre a minha leitura!

Elphaba disse...

Olá Arttemizza,
Vai correr bem de certeza! Independentemente de ser, ou não, uma grande obra a velocidade de leitura é imensa e a história tem muita acção. Quando deres por ti já terminaste :)

Boas leituras*

Redes Sociais

WOOK - www.wook.pt