Pesquisar Histórias:

A Elphaba...

Adoradora de literatura em geral.
Viciada em literatura fantástica e romântica.
Fascinada por outros mundos e uma eterna sonhadora, assim eu sou.

Aviso:
Este Blogue e todos os textos escritos podem conter Spoilers!

Contacto:

Blog Archive

Com tecnologia do Blogger.

O Que Escrevo...

Seguidores

Próximas Opiniões...

Acasos Felizes
Um Mar de Rosas
Euro Pesadelo: Quem Comeu a Classe Média?
Pivot Point
Kafka Para Sobrecarregados
Amores contados
Maligna
A Revolta
A Marca das Runas
Un mundo feliz
Filha da Magia
Frankenstein
As Cinquenta Sombras Livre

Blogues Com Histórias...

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Sinopse:
Uma criança do inverno cria uma relação especial com um dragão. Uma nave espacial ruma no espaço em busca de uma mítica raça, mas estará o mistério na própria raça ou na estranha nave em que navegam? Uma velha torre de cinzas serve como refúgio para um homem destroçado. Um escritor cria um universo de personagens, e cada uma delas vive no mundo que ele lhes determinou. Um milionário convoca os seus antigos colegas para um confronto de xadrez com revelações inesperadas. Um homem adora comer mas odeia ser gordo, conseguirá a provação do tratamento do macaco ajudá-lo a definir prioridades? A vida sexual de um manipulador de cadáveres pode ser relativamente perfeita, mas não quando se acredita no amor.
Dez histórias multipremiadas que exploram temas universais, de leitura indispensável para os fãs do autor e para todos os que desejam conhecer o verdadeiro potencial da literatura fantástica.

É muito difícil para mim falar deste livro e as emoções que me ocorrem quando pretendo começar a expressar-me são contraditórias. Por um lado a mestria de George R. R. Martin é arrebatadora mas, por outro, eu não sou fã de short stories e de cada vez que começava a viver intensamente um dos seus enredos este terminava, deixando o constante desejo de saber mais.

O Dragão de Inverno & Outras Histórias é a compilação de dez pequenas narrativas elaboradas ao longo da carreira deste autor, umas permeadas, outras não (creio eu), dentro dos géneros FC, horror e fantasia que, inegavelmente, revelam todo o seu talento quanto à exploração o ser humano – enquanto criatura repleta de sentimentos avassaladores e defeitos – e de novas realidades extraordinárias que só poderiam brotar de uma mente efervescente, brilhante e plena de criatividade como a sua.

A complexidade de cada história é tal que eu arrisco-me a dizer que poderia criar uma opinião singular para cada uma delas mas, como não quero alongar-me em demasia, vou tentar generalizar, citando apenas os títulos que mais gostei e abordando, de forma ligeira, o que poderão encontrar ao longo da obra.

Uma das histórias que mais gostei foi a primeira, Esta Torre de Cinzas. Misturando fantasia com FC, esta pequena trama, quase romântica, apresenta criaturas extraordinárias e cenário de cortar o folgo. O seu protagonista está muito bem conseguido e envolve o leitor a partir das primeiras frases através da dicotomia imaginação e realidade, de tal maneira que até aos últimos momentos do texto o leitor pode ser ludibriado em relação às suas reais vivências. Está perfeito.
«(…), os sonhos são muito frequentemente melhores do que o acordar, as histórias são muito melhores do que as vidas.» - Página 27

Outra das histórias que acaba por marcar este livro é aquela que foi escolhida para estar presente no título, a terceira, O Dragão do Inverno. Esta é a típica narrativa de fantasia épica em que não faltam dragões, cavaleiros, batalhas e personagens peculiares, recordando um pouco do ambiente que conheço das Crónicas de Fogo e Gelo que geraram uma legião de fãs deste autor a nível nacional. A protagonista desta narrativa, Adara, é ela própria um símbolo de magia singular que cria empatia pela solidão, pelo frio que a domou um dia, sensibilizando o leitor para a sua condição. É um tributo ao inverno, à cadência do tempo. Um bonito e triste sonho, foi assim que o senti.

E gostei mesmo muito da oitava história, Variações Falaciosas, e da última, Retractos Dos Seus Filhos. É comum a ambas as histórias um ambiente actual mas tirando isso em nada se assemelham.
A narrativa número oito tem personagens palpáveis que retractam as pessoas de hoje com problemas diversos, qualidades e, principalmente, os defeitos. Encontram-se em vogue questões como a ambição, ganância e vingança, e penso que posso caracterizar este texto, acima de tudo, como um thriller psicológico em que está expresso a evolução emocional do homem na maturidade.
Retractos Dos Seus Filhos, por sua vez, é uma história de terror onde a psique humana é trabalhada prodigiosamente. O protagonista, no qual se centra toda a narrativa, é um escritor e o leitor tem oportunidade de verificar a sua obsessão pela escrita e a influência do seu trabalho na sua vida. São páginas repletas de tensão e criatividade que me prenderam até ao último momento e, segundo o próprio autor, Martin, esta história não pode ser definida como fantasia, FC ou horror é, simplesmente, uma história. Confirmo, é uma história extremamente bem idealizada. Adorei.

Pondo de lado as histórias que citei, é importante citar que gostei de todos os textos com variados níveis de satisfação e o que importa realmente referir que são todos muito diferentes entre si e trabalham temas diversificados e, o mais importante, pertinentes intemporalmente. O fanatismo versus a religião, sexualidade, obesidade ou até, fantasmas, são algumas das questões que o leitor verá exploradas através de ambientes discrepantes.

Em relação à escrita de George R. R. Martin, este é tudo aquilo que eu já conhecia e um pouco mais. Assertivo, versátil e original são adjectivos que lhe assentam na perfeição e que aliados à beleza dos seus textos, repletos de descrições, nos permitem vivenciar totalmente as experiência das suas personagens, mostrando, sem dúvida, todo o seu talento.
A sensação com que fiquei é que o autor é um mestre no horror, mais ainda do que na fantasia, criando um suspense incrível, como poucas vezes tive oportunidade de ler e trabalhando as emoções de uma forma muito crua que alcança o público na medida certa.
Achei igualmente interessante ver o quanto de si próprio George R. R. Martin passa para as suas histórias que são, neste livro, complementadas com introduções pertinentes e que fazem toda a diferença para quem lê permitindo, de alguma forma, que se assista à evolução daquele que é hoje um ícone literário. 

Como nota final, acho que a história que merecia vigorar no título era a sexta, Nightflyers, pela sua complexidade, pelas quase 100 páginas que a constituem e, essencialmente, por mostrar toda a competência do autor. No entanto sei que sendo esta é uma narrativa de FC, com fantasmas e naves espaciais há mistura, afugentaria algum público. Mas é boa, muito boa. Meteu-me medo de verdade!
Em suma, gostei mesmo muito deste livro que fugiu à minha rotina habitual de leituras.

Uma excelente aposta da Saída de Emergência que contribuiu para eu começar as minhas leituras de 2013 repletas de qualidade.
Este é um livro que eu sugiro a todos os fãs do autor mas também aos curiosos sobre o seu trabalho ou de algum dos géneros acima frisados.

Título: O Dragão do Inverno & Outras Histórias
Autor: George R. R. Martin
Género: Fantasia, Horror, Ficção Científica.

4 comentários :

Unknown disse...

O meu marido adora esta série, mas eu não consigo entrar nestes "mundos"

Fiacha disse...

Olá amiga Elphaba,

Gostei muito de ler o teu comentário, este é sem duvida um dos meus escritores favoritos e penso que em tudo o que escreve, escreve bem.

É claro que a obra que mais aprecio nele é mesmo as crónicas, mas já tive a oportunidade de ler o Sonho Febril e fiquei espantado com a versatilidade do escritor.

Também não é a minha praia ler em contos, mas tenho o Cavaleiro de Westeros e outras histórias por ler (assinado pelo próprio e tudo :D) e penso que tal como este tem vários contos de FC onde segundo já vi tambem noutros locais o Martin é muito bom.

Vou primeiro ler o Cavaleiro e depois se gostar comprar este, gostei muito do teu comentário ;)

Bjs

Elphaba disse...

Olá Liliana,
Este livro não faz parte de nenhuma série, são pernas histórias (em média 20/30 páginas, tirando uma ou duas excepções. Quiçá não é uma boa forma de conheceres este autor :)

Ficha,
Concordo, tudo o que Martin escreve é de alta qualidade e com este livro apercebi-me que não é de agora, ele escreve bem desde que começou. É um dom.
Recebi o "Sonho Febril" no último aniversário, quero muito ler... emprestei ao meu pai e ele adorou. *.*
*Cavaleiro de Westeros* vai estar entre as minhas próximas compras, definitivamente.

Obrigado pelas duas palavras. Acredita foi muito difícil para mim escrever sobre este livro.

Boas leituras* Beijinhos (para ambos).

Elphaba disse...

*são pequenas histórias

Redes Sociais

WOOK - www.wook.pt