Pesquisar Histórias:

A Elphaba...

Adoradora de literatura em geral.
Viciada em literatura fantástica e romântica.
Fascinada por outros mundos e uma eterna sonhadora, assim eu sou.

Aviso:
Este Blogue e todos os textos escritos podem conter Spoilers!

Contacto:

Blog Archive

Com tecnologia do Blogger.

O Que Escrevo...

Seguidores

Próximas Opiniões...

Acasos Felizes
Um Mar de Rosas
Euro Pesadelo: Quem Comeu a Classe Média?
Pivot Point
Kafka Para Sobrecarregados
Amores contados
Maligna
A Revolta
A Marca das Runas
Un mundo feliz
Filha da Magia
Frankenstein
As Cinquenta Sombras Livre

Blogues Com Histórias...

sábado, 13 de abril de 2013
Sinopse:
Entre o sobrenatural e a história de amor, Imortal é um romance intenso e perturbador que entrelaça passado e presente, amor e amizade, forças sobrenaturais e criaturas extraordinárias. O Colégio de Wyldcliffe Abbey para Raparigas, a nova escola da protagonista da história, Evie, é o local onde tudo acontece: a paixão por Sebastian, as visões fantasmagóricas e angélicas de uma rapariga estranha, o vislumbre de fragmentos de um passado que desconhece, a experiência do primeiro amor.
Intercalando o dia-a-dia de Evie no exigente Colégio e as entradas de um diário antigo, Imortal transporta o leitor para dois mundos aparentemente distintos mas muito próximos.

Direccionada para o leitor jovem adulto, esta narrativa proporciona uma viagem entre o passado e o presente, onde o mistério se enleia com o fantástico e as aventuras, perigos, se desenvolvem com um ritmo crescente, para dar ênfase a um amor complexo com origem na inocência.

Embora a premissa de Imortal seja interessante, esta história inicia-se de forma idêntica a tantas outras dentro deste género e para o mesmo público-alvo. 
Evie, com um agregado familiar disfuncional, é obrigada a integrar um colégio peculiar em regime de internato e, ainda que esta situação lhe cause tristeza, nada se compara à estranheza pouco natural de alguns acontecimentos durante a sua viagem para a nova escola, bem como das incompreensíveis primeiras impressões daquela que será a sua nova casa. Com a aventura a tender para o paranormal, é com a chegada a este local que o misticismo começa na actualidade, enquanto o leitor, paralelamente a esta acção, começa a folhear o diário de Lady Agnes, datado do final século XIX, onde esta expõe os seus pensamentos direccionados ao seu querido S. e aos seus dilemas de uma época em que as mulheres estavam veladas ao estudo e às emoções fortes proporcionadas pelos riscos de uma mente curiosa com a sua.

Tendo como mais-valia o ritmo veloz de leitura, esta é uma história em que surgem constantemente novos acontecimentos que, quer sejam dedicados a uma vertente mais romântica ou relacionados com o colégio feminino, vão sempre oferecendo novas pistas sobre as peculiaridades do enredo ou sobre as singularidades da protagonista, Evie, mantendo assim a curiosidade constante. Esta personagem é um espelho credível de uma jovem insegura, algo notável através das suas reacções face à vida e à própria anormalidade que vai encontrando, no entanto não posso deixar de referir que a sua credulidade e, por vezes, inocência relativas aos desenvolvimentos não me convenceu. Não existe em Evie, ainda, o espírito e a garra de uma heroína, algo que espero encontrar nos próximos títulos e que, por outro lado, foi visível em Lady Agnes, que muito me satisfez pela sua forma de lidar com o amor, com coragem e ousadia - bem ao estilo das tragédias dramáticas do seu tempo. Gostei.

Quanto ao leque de intervenientes secundários, merecem destaque duas das colegas de Evie, Helen e Sarah, que acabam por colmatar algumas das lacunas da personagem principal. E no que respeita ao jovem que faz par romântico com Evie, Sebastian, considerei-o um pouco confuso e não posso dizer que este me tenha atraído muito, mas admito que isso se deve ao facto de ter descoberto desde muito cedo o seu carácter e os seus segredos. É importante referir ainda o corpo docente de Wyldcliffe Abbey, bastante sinistro, e em particular a sua directora bastante retorcida.

Outros atractivos a esta leitura podem ser, por exemplo, os pormenores de época, através do diário, onde são referidas condições e conceitos através dos desabafos de Agnes - algo muito bem construído. Na actualidade, penso que será igualmente interessante para quem lê ir desvendando o próprio colégio, como elemento com história, e tudo o que se encontra relacionado com o sobrenatural.

Esta é, portanto, uma leitura que certamente será considerada aprazível para quem procura algo leve, neste género em particular, com uma mistura de cenários apelativa, muitos segredos e algum suspense - acompanhados de conexões temporais que dão um brilho particular ao texto.

A escrita de Gillian Shields é simples e acessível, sem grandes singularidades e muito direccionada para o entretenimento generalizado.
As suas descrições permitem boas visualizações espaciais, quer seja pelo ambiente envolvente ou pelos traços característicos das paisagens. o ponto menos positivo passa mesmo, a meu ver, pelo intervenientes com quem não consegui criar afectividade.

Pessoalmente, não considerei esta leitura extraordinária mas ficou a vontade de ler o próximo título já publicado, Traição, e descobrir, desta forma, os muitos mistérios que ainda estão para revelar no futuro destas jovens personagens. Porque, definitivamente, ficaram prometidas novas aventuras no final de Imortal.

Esta é mais uma aposta da Planeta Manuscrito para o público Young Adult que gosta de fantástico a que eu não resisti e que aconselho, sem restrições, aos leitores de títulos como Evernight ou Anjo Caído.


Título: Imortal
Autor: Gillian Shields
Género: Fantástico; Romance

0 comentários :

Redes Sociais

WOOK - www.wook.pt