Pesquisar Histórias:

A Elphaba...

Adoradora de literatura em geral.
Viciada em literatura fantástica e romântica.
Fascinada por outros mundos e uma eterna sonhadora, assim eu sou.

Aviso:
Este Blogue e todos os textos escritos podem conter Spoilers!

Contacto:

Blog Archive

Com tecnologia do Blogger.

O Que Escrevo...

Seguidores

Próximas Opiniões...

Acasos Felizes
Um Mar de Rosas
Euro Pesadelo: Quem Comeu a Classe Média?
Pivot Point
Kafka Para Sobrecarregados
Amores contados
Maligna
A Revolta
A Marca das Runas
Un mundo feliz
Filha da Magia
Frankenstein
As Cinquenta Sombras Livre

Blogues Com Histórias...

domingo, 7 de abril de 2013
Sinopse:
O que faria se as pessoas que ama, os sítios que conhece, desaparecessem de repente? Não sei o que acontece convosco, mas eu ando sempre a perder coisas – as chaves, os óculos de sol e os marcadores da camisola que estou a fazer. Mas uma vila inteira? Nunca me aconteceu tal coisa! Precisamente quando estava prestes a construir um lar com a minha alma gémea cem por cento humana, Luke MacKenzie, a fada Isadora, minha inimiga, atacou...
Até o Livro dos Feitiços, a minha ligação vital com o mundo da magia, desapareceu em combate, a par dos meus amigos, da minha casa e da minha loja de artigos de tricô. Mas depois a minha amiga Janice aparece com a gata Penny e a minha lã atrás. De repente, percebo que, se quiser salvar a minha casa, teremos de voltar a Salem, onde segredos de família e ódios seculares me empurrarão para o combate da minha vida...

*Esta opinião pode conter spoilers para quem não leu os títulos anteriores da série Sugar Maple*

Creio, quase com total certeza, que sou apenas uma entre os muitos leitores que, gostando tanto de fantasia como de romance, não resistiu à série Sugar Maple de Barbara Bretton.
Aliando como elementos principais a magia e o amor, neste terceiro livro, Sonhos Encantados, somos levados a conhecer as origens desta singular e encantada cidade, que dá nome à série e que, supostamente, deveria estar sob o comando de Chloe, ou não! A verdade é que esta desaparece misteriosamente, bem como todos os seus habitantes, levando consigo tudo o que a protagonista tem de mais querido restando-lhe apenas, com muita força de vontade, encetar uma viagem à temível Salem, a cidade onde tudo começou e onde esperam grandes aventuras a Chloe, Luke, a gata Penny e a sua amiga Janice, ou seja, na companhia de tudo o que lhe resta.

Fazendo uma pausa no romance intenso, sem que o Luke deixe de estar presente, este é um título necessário e que eu aguardava com expectativa para conhecer as respostas às muitas lacunas sobre a existência Sugar Maple que, até então, tinham ficado por explicar.
A viagem a Salem referida na sinopse, que é, simultaneamente, uma viagem aos antepassados de Chloe, permite-nos descobrir aprofundadamente os contornos de magia secular, mais intensa e bem diferente das muitas peripécias e feitiços a que até então a autora nos havia habituado o que pode ser bom, se o leitor desejar ver algo diferente, mas também pode retirar um pouco do leveza dos livros anteriores, uma vez que é notável uma maior seriedade neste texto o que, atenção, eu compreendo, afinal de contas Sugar Maple desapareceu e as coisas não estão nada fáceis para qualquer um dos intervenientes.

Outra das vantagens de esta história se passar fora da cidade de Chloe, um lugar comum a que o leitor já se havia habituado, é a variedade enriquecedora de cenários. Desde a viajem até à mítica cidade, repleta de tensão e aventuras, às próprias sensações transmitidas por uma localidade repleta de simbolismos onde tudo pode acontecer, o leitor tem oportunidade de conhecer não só um outro lado da fantasia mais sóbrio e perigoso como, também, de imaginar estas peculiaridades introduzidas na sua realidade.

No que respeita às personagens pouco ou nada há a acrescentar às que já nos são familiares e sempre queridas, exceptuando, possivelmente, o grande protagonismo da gata Penny – uma mais-valia para quem gosta de animais –, e o crescimento do casal principal, que amadurecerá bastante face às novas descobertas e provações. Claro que existe um número considerável de intervenientes secundários interessantes, mas quanto a esses nada adianto para não vos estragar a surpresa. 

Resumindo, este é um livro algo diferente dos seus antecedentes, oferecendo-nos algo de novo, e embora perca pouco da vertente cómica a que a autora nos havia habituado compensa pelos muitos pormenores e novidades relacionadas com o aliciante passado mágico, atractivos bem-vindos que conquistarão novos leitores.

A escrita de Barbara Bretton mantém a simplicidade e assertividade que a caracterizam, com diálogos pertinentes e variando os capítulos entre Luke e Chloe, o que no primeiro caso é muito pertinente oferecendo-nos uma possível perspectiva credível de como um humano se reveria face ao fantástico.
Desta vez tenho de dizer que não fiquei muito satisfeita com as descrições da autora, principalmente no que se refere ao maravilhoso, isto porque os cenários são muitos e bastante complexos e, infelizmente, senti que não era facultada informação suficiente para compreender, em pleno, tudo o que estava acontecer. 

Quanto a mim, considerei que este foi um livro interessante mas morno, se é que me faço entender. O facto de eu gostar de Chloe e considerar este enredo bastante original, desde o princípio da série, são os grandes impulsionadores que me fazem desejar muito saber como tudo termina, isto e, obviamente, o facto de autora deixar algumas surpresas muito apelativas no final! Assim sendo, Filha da Magia, já publicado, será certamente uma das minhas próximas leituras.

Esta obra é uma aposta Quinta Essência, uma vez mais direccionada para os mais românticos que estejam abertos a novas variantes deste género literário como, por exemplo, com um toque de fantástico.


Da mesma série...
... Feitiços de Amor (Opinião)
... A Magia do Amor (Opinião)


Título: Sonhos Encantados - aqui.
Autora: Barbara Bretton
Género: Romance, Fantasia
Disponível em eBook: aqui.

0 comentários :

Redes Sociais

WOOK - www.wook.pt