Pesquisar Histórias:

A Elphaba...

Adoradora de literatura em geral.
Viciada em literatura fantástica e romântica.
Fascinada por outros mundos e uma eterna sonhadora, assim eu sou.

Aviso:
Este Blogue e todos os textos escritos podem conter Spoilers!

Contacto:

Blog Archive

Com tecnologia do Blogger.

O Que Escrevo...

Seguidores

Próximas Opiniões...

Acasos Felizes
Um Mar de Rosas
Euro Pesadelo: Quem Comeu a Classe Média?
Pivot Point
Kafka Para Sobrecarregados
Amores contados
Maligna
A Revolta
A Marca das Runas
Un mundo feliz
Filha da Magia
Frankenstein
As Cinquenta Sombras Livre

Blogues Com Histórias...

domingo, 28 de abril de 2013
Sinopse (portuguesa):
Três Metros Acima do Céu é um romance apaixonante e retrata uma história de amor entre dois adolescentes oriundos de contextos sociais distintos, que se conhecem na esplendorosa cidade de Roma. A intensidade da relação manifesta-se logo no primeiro encontro quando Babi, uma atraente e simpática jovem de quinze anos, conhece Step, um rapaz um pouco mais velho, com um comportamento muitas vezes agressivo e reprovável, que exerce sobre ela um invulgar fascínio. Em breve estes dois mundos (aparentemente) incompatíveis tornam-se um só, e as juras de amor eterno passam a ser a grande força motriz. Porém, Babi nunca aceitou inteiramente as atitudes violentas do namorado, nem o mundo subversivo e decadente a que Step pertence, e a relação envereda por um caminho sinuoso e inesperado… 


Edição Portuguesa
Editorial Presença
*Avisos:
Li este livro há quase quatro meses pelo que, inferior a uma opinião, as palavras que se seguem não passam de um misto de comentário e devaneio - tenho uma memória péssima.
Embora eu tenha lido esta história em espanhol - encontrei-a no Winkingbooks, edição Debolsillo -, porque me dava jeito para o meu desafio pessoal de ler noutras línguas, podem encontrar este livro em português, editado pela Editorial Presença, com o título Três Metros Acima do Céu.*

Chamadas de atenção à parte, esta leitura foi a minha estreia não só em espanhol como com o muito desejado Federico Moccia e, ainda que não tenha considerado a sua narrativa transcendente, há valores que me marcam e temas aos quais não resisto, pelo que este foi um começo bastante interessante.
Com uma forte vertente educacional e cultural, o autor introduz-nos eximiamente no conturbado universo juvenil desenvolvendo, ao longo das páginas, muitos dilemas emocionais e familiares comuns aos leitores enriquecendo-os, assertivamente, com a abordagem de temas importantes para o público-alvo deste romance, o jovem-adulto.

Edição Espanhola
Debolsillo
Step e Babi, os protagonistas da narrativa, pertencem a mundos opostos. Ele é um rapaz enrijecido pela vida e que conquista o seu lugar social através da intimidação, da beleza e do poder conseguido a braço entre os seus. Ela, por sua vez, embora seja privilegiada, rica, é pela inteligência e bom comportamento que vinga, manobrando a sua família para alcançar o que deseja sem ser injusta para com quem a rodeia. Por circunstâncias anormais para ela mas banais para ele, estes jovens acabam por conhecer-se, relacionar-se, e, inevitavelmente, estabelecer uma relação peculiar que vai ganhando intensidade, na mesma medida em que quem lê descobre os meandros do crescimento que conferem a cada indivíduo diferentes valores e educações, que se reflectem na forma como encara as suas relações afectivas.

Representando um grupo etário que sobrevaloriza as emoções e que vive ferozmente cada momento, fica, relativamente às personagens, um fascínio pelos seus papéis individuais, diferentes, que mesmo com atitudes menos correctas, que se permitem somente em nome do seu crescimento, vão encantando o leitor.
Step, conflituoso, controverso e apaixonante, cria empatia e compaixão pelas dificuldades ultrapassadas e pelo seu passado, factores que o impedem de mostrar o sente. Erra muito, tanto, mas a vida ensiná-lo-á como ensina a todos os que vivem à sua maneira. É impossível não lhe desejar a melhor das sortes.
Babi, irritante, por vezes mimada e prepotente, é de uma pureza que comove sem, no entanto, se deixar enganar pelo desconhecido. Sofrerá uma metamorfose ao longo do texto mas permaneceram os seus valores inatos, da infância, como a responsabilidade.
Juntas, entres tantas outras, estas duas personagens vão crescer e chegar mais além do que julgaram possível para encontrarem o equilíbrio da sua união, mas a que preço para cada uma delas?

Federico Moccia
No geral, sem me querer alargar em demasiado, posso dizer-vos que para além dos muitos momentos de paixão, aventuras e perigos - por vezes arrepiantes, estamos perante jovens que brincam com os seus limites -, que este par partilha, gostei da abordagem diversificada escolhida pelo autor para a disfuncionalidade familiar, que surpreende bastante, bem como para a temática do bullying, muito discutida e sempre actual.
No que respeita ao lado romântico, que prima por inúmeros momentos altos, foi bastante bem conseguido, havendo, em particular, uma ligação ao título lindíssima que me roubou uma lágrima muito lamechas.

O final desta história, não sendo perfeito nem feliz, deixou-me imensamente satisfeita pela credibilidade que, aliás, pode ser encontrada em toda a narrativa, que não só é uma grande chamada de atenção para os mais jovens, como me fez voltar atrás do tempo.

Enfim, esta foi para mim uma viagem bastante agradável através de uma Itália eximiamente descrita, repleta de hormonas e de acção, que me deixou com vontade de retomar a escrita deste autor numa vertente diferente, talvez mais madura, mas não sei se resistirei à continuação da história de Step, com o título Quero-te Muito, já editada em Portugal. É ainda importante assinalar, que este é um livro que após reflexão me agradou mais do que numa primeira impressão.

Uma leitura que podem encontrar publicada pela Editorial Presença e que eu aconselho a quem deseje ler uma ficção agradável, ligeiramente juvenil e com um cenário diferente e cuidado.


Título: Tres Metros Sobre el Cielo
Autor: Federico Moccia
Género: Romance, Juvenil
Editora: Debolsillo ou Editorial Presença

0 comentários :

Redes Sociais

WOOK - www.wook.pt