Pesquisar Histórias:

A Elphaba...

Adoradora de literatura em geral.
Viciada em literatura fantástica e romântica.
Fascinada por outros mundos e uma eterna sonhadora, assim eu sou.

Aviso:
Este Blogue e todos os textos escritos podem conter Spoilers!

Contacto:

Blog Archive

Com tecnologia do Blogger.

O Que Escrevo...

Seguidores

Próximas Opiniões...

Acasos Felizes
Um Mar de Rosas
Euro Pesadelo: Quem Comeu a Classe Média?
Pivot Point
Kafka Para Sobrecarregados
Amores contados
Maligna
A Revolta
A Marca das Runas
Un mundo feliz
Filha da Magia
Frankenstein
As Cinquenta Sombras Livre

Blogues Com Histórias...

segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Sinopse:
A vida de Scott Pilgrim é tão incrível. Tem 23 anos, faz parte de uma banda de rock, está «entre empregos» e namora com uma miúda gira da escola secundária.
Tudo é fantástico até uma estafeta sobre patins seriamente espantosa e perigosamente na moda chamada Ramona Flowers começar a passearse pelos seus sonhos e a cruzarse com ele em festas. Mas o caminho que conduz até à Sra. Flowers não está coberto de pétalas de rosa.
Os sete ex-namorados maléficos de Ramona erguem-se entre Scott e a felicidade. Conseguirá Scott derrotar os vilões e ficar com a rapariga sem ter de dizer adeus à sua boa vida?

Tenho de começar aquilo que irá ser uma opinião bastante breve a este livro por afirmar a minha total e completa ignorância em relação a Banda Desenhada. Obviamente que sei o que é, em termos gerais, e quando olho para um quadradinho, que descobri agora ser denominado de vinheta, consigo perceber se têm ou não alguma qualidade - se é giro! - mas fora isso não percebo nada. Portanto, as minhas sinceras desculpas por qualquer barbaridade que venha a ser afirmada nas próximas linhas quanto a este género.

Dito isto, decidi começar a ler Banda Desenhada porque cada vez me sinto mais atraída pela Cultura Visual, pela forma como texto e a imagem se conciliam para passar uma mensagem que, em muitos casos, é mais fácil de reter. A nossa sociedade actual não só se alimenta como é, muitas vezes, influenciada pelo que vê no seu dia-a-dia, sem que se aperceba, pelo que o poder das imagens, o poder da transmissão visual, e a história que estas conseguem transmitir é algo que me começam a atrair bastante.
A escolha da série de Scott Pilgrim surgiu devido ao seu grande sucesso alcançado além-fronteiras, inclusive, na área cinematográfica, por influência de uma amiga (Catarina/P7Bookeater/Booklover) e também por tratar personagens que se encontram num grupo etário que considero atractivo noutros géneros de narrativa.

Esclarecimentos feitos, Scott Pilgrim Na Boa Vida é o primeiro de seis volumes em que conhecemos Scott, um jovem-adulto desempregado, com uma banda à qual pouco se dedica e numa relação, ou algo parecido, com uma adolescente da escola secundária. Ao longo das páginas o leitor vai assistindo às suas peripécias, mais que muitas, descritas e visualizadas entre momentos repletos de acção, sonhos e nostalgias de alguém sem perspectivas de futuro – algo muito comum nos jovens de hoje.

Gostei muito Scott, confesso, acho que a partir do momento em que começamos a folhear esta BD é impossível pararmos até descobrirmos o que se segue, isto porque toda a postura da personagem principal, descontraída perante a inutilidade da sua existência, está destinada ao desastre constante a que vamos assistindo - desde o início do namorico com a rapariga da secundária até à passagem de Ramona Flowers dos seus sonhos para a realidade. Ramona é uma jovem que trabalha nas entregas para a Amazon.

Toda a história prima por criar uma grande familiaridade com o leitor, devido ao seu contexto actual, social e culturalmente. Desta feita, quem lê encontrará diálogos simples e adaptados à gíria, ao calão juvenil, conciliados com um traço, desenho, que na minha ignorância me fez recordar a Manga Japonesa
Uma das ligações mais fortes e evidentes ao longo da história é à música – Scott tem uma banda, Os Sex Bob-Omb –, mas existe também lugar para algum romance e, ainda, lutas capazes de fazer inveja a qualquer vídeo jogo de kung-fu.
Autor: Bryan Lee D’Malley
Economicamente bastante acessível e muito divertida, esta é, portanto, uma excelente aposta para quem, tal como eu, se quiser estrear no universo da BD procurando, quiçá, descontrair entre leituras com algo que não só proporcione uma diferente abordagem ao entretenimento literário, como com qualidade.

Esta é uma aposta Booksmile, 20|20 Editora, já editada na totalidade em terras lusas. Quando a mim, irei certamente ler nos próximos dias o próximo título Scott Pilgrim Contra o Mundo – estou desejosa de saber como irá Scott lidar com nos seus novos problemas associados à sua... amizade colorida com a extravagante Ramona Flowers. Recomendo.

Volume 2
Título: Scott Pilgrim Na Boa Vida
Autor: Bryan Lee D’Malley
Género: Banda Desenha
Editora: Booksmile


0 comentários :

Redes Sociais

WOOK - www.wook.pt