Pesquisar Histórias:

A Elphaba...

Adoradora de literatura em geral.
Viciada em literatura fantástica e romântica.
Fascinada por outros mundos e uma eterna sonhadora, assim eu sou.

Aviso:
Este Blogue e todos os textos escritos podem conter Spoilers!

Contacto:

Blog Archive

Com tecnologia do Blogger.

O Que Escrevo...

Seguidores

Próximas Opiniões...

Acasos Felizes
Um Mar de Rosas
Euro Pesadelo: Quem Comeu a Classe Média?
Pivot Point
Kafka Para Sobrecarregados
Amores contados
Maligna
A Revolta
A Marca das Runas
Un mundo feliz
Filha da Magia
Frankenstein
As Cinquenta Sombras Livre

Blogues Com Histórias...

sábado, 22 de fevereiro de 2014

Sinopse:
Após quatro penosas temporadas, a cativante Vivian Lacrosse pensava que estava finalmente noiva – até que o prometido foge com outra. Mas, no último momento, o escândalo é dissipado pela improvável proposta de Lucien Caverleigh, o bem-parecido irmão mais velho do ex-noivo. Ninguém fica mais surpreendido do que ela com o inverosímil casamento, mas a proposta parece genuína… e Lucien Caverleigh é o solteiro mais cobiçado de Inglaterra.
Tudo parece estar bem até ao dia do casamento, quando um cruel acto de vingança leva Lucien para longe do altar e de solo britânico. Abalada com o que aparenta ser uma traição imperdoável, Vivian jura não voltar a confiar num homem… Mas quando Lucien regressa, pretende reivindicar Vivian mais uma vez. E está disposto a fazer qualquer coisa para lhe conquistar o coração – mesmo que tenha de o roubar.

Sinto que já utilizei todas as palavras adequadas para vos falar desta autora, uma das minhas eleitas, um clássico das minhas estantes.
A doçura de descobrir os contornos de um romance, as dificuldades provenientes de uma sociedade demasiado rígida, elitista, e os dilemas, nunca simples, que entrelaçam o que é certo e errado com esperado face ao imprevisível são, uma vez mais, trunfos na narrativa de Emma Wildes que, em Uma Paixão Escandalosa, voltam a proporcionar momentos deliciosos para quem gosta de histórias de época envolvidas em sensualidade.

Não bastasse a sua excentricidade e os gostos incomuns, inaceitáveis perante o ton, a beleza fora de moda de Vivian Lacrosse e a sua inteligência indesejável levaram a que, ao fim de quatro temporadas, lhe restasse apenas aceitar a proposta de casamento arranjado com o seu melhor amigo, Charles, o filho mais novo do duque de Sanford. No entanto, quando este se apaixona loucamente pela filha do vigário, Louisa, e a própria Vivian o encoraja a seguir o seu caminho, já conformada com a posição de futura senhora solteira, o destino surpreende-a de forma impensável e um pedido de casamento de Lucien Caverleigh, o cavalheiro mais cobiçado da nata, é primeiro de muitos acontecimentos que dará que falar.

Como já vem sendo habitual nesta autora, este é mais um livro rico pelas suas personagens principais mas igualmente por vários intervenientes secundários, alguns deles já conhecidos de um leitor habitual de Emma Wildes – uma vez que este e o terceiro título da trilogia Ladies in Waiting.
No que respeita a protagonistas, e consequentemente aos casais Vivian e Lucien e Charles e Louisa, não me consigo decidir de qual gostei mais pois são muito diferentes entre si, afinal de contas um par casa-se por amor e outro compromete-se por obrigação. Mas a ter de escolher, acho que gostei de Vivian e Lucien pelas suas características individuais e de Charles e Louisa enquanto casal, muito doce, muito apaixonado e em sintonia perfeita em relação aos seus sentimentos, eles têm de abdicar de muito para estarem juntos o que na teoria é lindo mas na prática requer muita coragem e acima de tudo muito amor.
Quanto a Vivian em particular, é agradável ver o seu despertar para a luxuria e a forma como posteriormente se entrega sem renunciar a si própria, já Lucien, por sua vez, é todo ele cavalheirismos e honras, uma mascará que esconde um homem terno e que mais tarde, sob pressão, acaba por se revelar um verdadeiro príncipe que se encaixa na perfeição com a sua futura esposa.
Em suma, em relação a casais e personagens principais, acho que a autora aposta fortemente no lado romântico nesta trilogia, acabando este último livro por se revelar a prova disso mesmo – vai derreter as leitoras mais sensíveis que facilmente idealizarão corações e querubins.

No que respeita a personagens secundárias, e de forma muito breve, creio que devo citar o aparecimento de Lily e Damien, que intervêm de formas variadas e, inclusive, resolvem uma questão pendente da história anterior onde foram protagonistas e, igualmente, o duque de Sanford pela temática que traz para o enredo enriquecendo-o. E, uma nota especial, para a grande figura que é a duquesa viúva de Eddington, por proporcionar humor e uma presença de respeito superior a todas as outras ao longo da trilogia.

Em relação a problemáticas não há nada de excepcional e, ainda assim, há na simplicidade do texto desta autora um retrato muito credível de época, o que me apraz veemente. O facto de termos um casamento entre uma camponesa e o filho de um duque, com tudo o que isso acarreta, é uma abordagem a ter em atenção e o mesmo se passa em relação à elite londrina, preconceituosa e mesquinha, exposta na perfeição pela mãe de Vivian que não se interessa minimamente pela felicidade da filha.
Uma ligeira abordagem a possíveis questões pendentes após as Guerras Napoleónicas e a frieza da nata social, perante a fatalidade, para manter a imagem, são também singularidades que vão pontuando o enredo que é, na sua maioria, dedicado à paixão e a momentos de forte sensualidade que ruborizarão rostos femininos, independentemente do tempo em que se encontrem.

Em suma, uma leitura maravilhosa que me preencheu as medidas como um escape perfeito, tendo-me envolvido totalmente nas relações descritas e fazendo-me viajar no tempo, mergulhada em complexidades afectivas, emoções ardentes e mistérios suficientes para dar que falar durante uma temporada completa.

A escrita de Emma Wildes é, como sempre, leve e simples mas cuidada, visando o entretenimento e com a capacidade de prender a atenção do leitor. As suas descrições são primorosas no que respeita às personagens mas, da mesma forma, o ambiente é dado a ver na perfeição, algo que complementa com pormenores sobre os pontos-chave da sua história e que acaba por conquistar o interesse de quem lê.

Pessoalmente, estou ansiosa por voltar a ler esta autora que nunca me desilude. Devo ainda informar que embora este terceiro livro possa ser lido separadamente dos seus antecedentes, folheá-lo com conhecimento prévio é um prazer ainda maior, pelo que recomendo às fãs do género que não percam a oportunidade de conhecer as palavras da escritora.

Esta é, sem dúvidas para mim, uma grande aposta Planeta Manuscrito que proporciona bons momentos de prazer e que irá de encontro a todos aqueles que pretendam descontrair entre as páginas de um romance.

Trilogia Ladies in Waiting
Sussurros Ousados, livro 1 (opinião)
Traída pelo Destino, livro 2 (opinião)


Da mesma autora, no blogue:
Um Homem Imoral (Opinião)
Um Erro Inconfessável (Opinião)
Pecados Escondidos (Opinião)



Título: Uma Paixão Escandalosa
Autora: Emma Wildes
Género: Romance de Época; Sensual


1 comentários :

Patrícia Ferreira disse...

Tou a começar a ter uma enorme curiosidade em relação a estes livros, Obrigada pela divulgação. Espero que gostes é pequeno comparado mas a intenção conta. http://redroselovepeaceandwrite.blogspot.pt/2014/02/as-historias-de-elphaba-adoro.html

Redes Sociais

WOOK - www.wook.pt