Pesquisar Histórias:

A Elphaba...

Adoradora de literatura em geral.
Viciada em literatura fantástica e romântica.
Fascinada por outros mundos e uma eterna sonhadora, assim eu sou.

Aviso:
Este Blogue e todos os textos escritos podem conter Spoilers!

Contacto:

Blog Archive

Com tecnologia do Blogger.

O Que Escrevo...

Seguidores

Próximas Opiniões...

Acasos Felizes
Um Mar de Rosas
Euro Pesadelo: Quem Comeu a Classe Média?
Pivot Point
Kafka Para Sobrecarregados
Amores contados
Maligna
A Revolta
A Marca das Runas
Un mundo feliz
Filha da Magia
Frankenstein
As Cinquenta Sombras Livre

Blogues Com Histórias...

sexta-feira, 5 de setembro de 2014

Sinopse:
Após libertar por acidente os deuses do seu cativeiro no Olimpo, Helena tem de encontrar uma forma de os voltar a aprisionar, sem dar origem a uma guerra devastadora. Mas os deuses estão zangados, e a sua sede de sangue já fez vítimas mortais.
Para piorar a situação, o Oráculo revela que um tirano diabólico se esconde no seu seio e que fomenta a discórdia entre o grupo outrora sólido de amigos.
Assim como os deuses usam os Rebentos uns contra os outros, a vida de Lucas está confusa. Ainda não tem a certeza se Helena o ama ou se prefere Oríon, e Helena é forçada a tomar uma decisão terrível, pois a guerra está à porta.

Para sorte de todos os leitores, há histórias que se destacam dentro do seu género e esta é, efectivamente, uma delas.

Com todos os predicados necessários, a trilogia Predestinados aliou aventura, drama e romance ao universo extraordinário ao longo de toda a narrativa e terminou, como muito poucas, com um final absolutamente bem conseguido que explorou o seu enredo até ao limite, o que levará ao rubro os seus fãs.
Josephine Angelini não esqueceu a sua fonte de inspiração e, com uma escrita actual e apelativa, trouxe para o seu texto as lágrimas, o sangue e as lições de uma verdadeira tragédia grega, com direito à exposição de inúmeros mitos e as respectivas identidades/criaturas que lhes estão associadas.

Como permitia antever, Deusa foi um título pleno em decisões e fatalidades, um título onde os sonhos se tornaram realidade e onde os seus intervenientes se esforçaram para alcançar os limites prometidos anteriormente.
Sentimentos intensos e momentos de forte tensão contribuíram, desta feita, para alumiar personagens imensas, reencarnadas e retratadas com generoso primor, personagens obrigatoriamente grandiosas que, nos livros antecedentes, se foram preparando para uma batalha homérica, física e psicologicamente, que coloca um pouco final nesta fantasia soberba – uma das minhas favoritas até hoje.

Sem que vos possa contar muito sobre os desenvolvimentos texto, afinal de contas este é o culminar de tudo o que antecedeu e mostra, claro está, as respostas que qualquer leitor gosta de encontrar por si mesmo, creio que vale a pena falar-vos dos pormenores e esses, meus caros, são extremamente gratificantes, em todos os momentos e relativos a qualquer uma das abordagens da história.

Os sonhos sempre foram uma bênção e uma maldição na vida da protagonista e neste livro são, simplesmente, maravilhosos. Graças à sua carinhosa ligação com Morfeu, Helena tem oportunidade de revisitar as suas reencarnações anteriores, compreender os erros do passado, as lutas e todas as emoções das muitas vidas cruciais que marcaram a História de gerações. Assim, gostei imenso da forma como o caminho desta jovem e das suas homónimas se cruzou, dando corpo aos desenvolvimentos actuais e permitindo um crescimento absoluto da protagonista.
No entanto, tudo tem um preço. Talvez pelo excesso de conhecimento e emoções, Helena volta a sentir-se só nesta causa conjunta, díspar dos seus pares e a sofrer a desconfiança pelo afastamento. Ainda assim, em consequência, torna-se mais forte, corajosa e audaz, a imagem da deusa que nunca foi mesclada com a inocência de quem procurou a banalidade dos nossos dias – que grande personagem!

Apenas para vos recordar, os personagens principais do enredo são, na sua maioria, Rebentos, descendentes de deuses que tiveram filhos com mortais. A forma como estes se apresentam está muito criativa, bem construída, e é complementada não só com o aparecimento em massa, neste terceiro livro, dos próprios deuses, como de semideuses e outras criaturas lendárias. Entre os novos intervenientes, eu gostei particularmente de uma sereia mas achei verdadeiramente interessante as mutações de algumas personagens já conhecidas, inclusive as humanas.


Boa parte da narrativa é, como citei, dedicada à uma batalha incontornável e gostei bastante da forma como foram reunidas estratégias e as tropas, por assim dizer. Tudo se desenvolveu de forma maravilhosa, o tempo literalmente parou para mim, durante páginas e páginas, enquanto assistia ao desenrolar de múltiplos acontecimentos para que algo verdadeiramente épico e inesperado tivesse lugar. Foi tudo em grande neste texto, tudo.

Em suma, através de grandes dramas, familiares e românticos, e muita fantasia, esta história terminou exactamente como deveria, com finais felizes e finais possíveis, com a transparência de uma intrincada teia de acontecimentos que transgrediu a contemporaneidade e me deu tanto prazer na acção presente como nas aprendizagens do passado. Esta história terminou com um final inesquecível, nostálgico mas também divertido, que apesar de preenchido de fantasia ultrapassou o próprio conceito.

Esta é uma aposta Planeta Manuscrito que eu recomendo, fervorosamente, obrigatoriamente, a todos os fãs de fantástico, quer gostem ou não de young adult. Uma aposta assertiva e que superará, sem dúvida, muitas expectativas.

Predestinados (Opinião)
Sonhos Esquecidos (Opinião)



Título: Deusa
Autora: Josephine Angelini
Género: Fantasia; Romance; Young Adult


0 comentários :

Redes Sociais

WOOK - www.wook.pt