Pesquisar Histórias:

A Elphaba...

Adoradora de literatura em geral.
Viciada em literatura fantástica e romântica.
Fascinada por outros mundos e uma eterna sonhadora, assim eu sou.

Aviso:
Este Blogue e todos os textos escritos podem conter Spoilers!

Contacto:

Blog Archive

Com tecnologia do Blogger.

O Que Escrevo...

Seguidores

Próximas Opiniões...

Acasos Felizes
Um Mar de Rosas
Euro Pesadelo: Quem Comeu a Classe Média?
Pivot Point
Kafka Para Sobrecarregados
Amores contados
Maligna
A Revolta
A Marca das Runas
Un mundo feliz
Filha da Magia
Frankenstein
As Cinquenta Sombras Livre

Blogues Com Histórias...

quinta-feira, 17 de julho de 2014

Sinopse:
Um ladrão entra por um banco dentro armado com uma pistola pronta a disparar, mas não pede dinheiro. Em vez disso, exige a cada cliente o objeto que tenha para si maior significado. O ladrão parte e todas as vítimas do assalto sobrevivem, mas coisas estranhas começam a suceder-lhes pouco depois: a tatuagem de uma sobrevivente salta-lhe do tornozelo e persegue-a; outra acorda e descobre que é feita de rebuçado; e Stacey Hinterland descobre que encolhe, gradualmente, um pouco a cada dia que passa, e nada que o marido ou o filho possam fazer conseguirá inverter o processo. A Esposa Minúscula é uma fábula sobre como podemos perder-nos nas circunstâncias e encontrar-nos no amor de outra pessoa.

Contrariando-me, não há muito tempo afirmei algures não ser grande adepta de contos mas agora, que a minha lista de leituras neste género aumentou consideravelmente e com uma qualidade gritante, tenho de admitir ter descoberto nestes pequenos tesouros o contento das muitas possibilidades contidas no que eu considerava uma ínfima parte do potencial de uma história – estava redondamente enganada.
Justificações à parte, a escolha de A Esposa Minúscula – porque as reticências ainda estão presentes e a escolha de cada nova viagem é ponderada – veio de páginas que percorri anteriormente de autores que são para mim referências e, sinceramente, ainda bem que o fiz, adorei esta história.

Intrigante, profunda e com a dose certa de suspense, esta fábula oferece uma atractiva análise do ser humano tendo por base o fantástico, tendo por base as escolhas de toda uma vida ou um simples sopro que poderá mudar realidades para sempre.
Por oposição ao conto A Menor Mulher do Mundo de Clarice Lispector, em que os humanos se vão afastando das qualidades da sua humanidade quando confrontados com o peculiar, Andrew Kaufman procura na diferença despertar a empatia sobre dos seus intervenientes, outrora escravos de rotinas e distanciados do valor da sua individualidade.
O leitor, inicialmente hesitante do que simboliza para o autor a palavra significado, é então atraído pelo acaso e circunstância, um raro assalto a um banco, os primeiros sinais de viragem neste texto rumo ao extraordinário, à mudança que destruirá as amarras e seguranças garantidas e que irá mostrar o quão efémero é o conceito de tempo e de memória.

Ultrapassado este primeiro momento a escrita liberta-se, o finito e o infinito confrontam-se neste conto pleno de hipóteses, com tatuagens a ganhar vida e corações a pulsarem sem sangue nem veias. Tudo é possível e eu, previsivelmente, deixei-me fascinar pelo cliché das múltiplas metamorfoses evidentes em várias das figuras que foram vítimas do assalto. Gostei de um doce e de como gula venceu o amor, gostei de alguém que viu dividida a sua origem até permitir que esta se desvanecesse, gostei do peso literal das histórias e das heranças e gostei, particularmente, das personagens que são o motivo desta obra – uma mulher que calcula o quanto mingua e quando desaparecerá, enquanto encontra sem procurar afectos incalculáveis.

O ritmo, a cadência das palavras é encantatória e não raras vezes procura iludir quem lê. O autor conseguiu, desta feita, elaborar algo simples que tanto pode levar à reflexão como oferecer um pouco de entretenimento ou, efectivamente, ambas. A imaginação funciona ao longo deste pequeno livro em vários sentidos, com as descrições incompletas, personagens que podem despertar diferentes reacções ou com um simples chapéu que marca a mudança ou o princípio ou a repetição.

Enfim, sei que não vos contei muito sobre a história mas receio que, por se tratar de um conto, poderia estragar o mimo que qualquer um irá receber desta leitura, de uma hora perfeita entre a complexidade e a assertividade do poder de encantar, com a leveza do comum enleada no sombrio e na janela aberta, sempre ilimitada, que concilia a realidade com a fantasia.

Esta é uma aposta típica da colecção Bang!, da editora Saída de Emergência, que mais uma vez desafia os seus leitores com ficções desiguais.


Título: A Esposa Minúscula
Autor: Andrew Kaufman
Género: Conto; Contemporâneo; Fantástico



0 comentários :

Redes Sociais

WOOK - www.wook.pt